+5 palavras para abolir do seu vocabulário

by - 18:28

Eu já fiz um post aqui no blog listando 5 palavras para abolir do seu vocabulário explicando o motivo do uso de cada palavra ser errado e preconceituoso, mas obviamente que em um mundo construído em cima de tanto ódio e preconceito existem muito mais que 5 palavras ruins, por isso hoje eu reuni mais 5 palavras que usamos normalmente sem nem perceber que são palavras (ou expressões) preconceituosas.

Criado-mudo

Essa palavra para se referir a mesa de cabeceira vem desde os tempos da escravidão onde os escravos domésticos eram chamados de criados e muitos deles passavam imóveis ao lado das camas dos senhores com um copo da água, ou aquilo que eles precisavam, após um tempo criou-se o móvel de cabeceira e por isso deu-se o nome de criado-mudo a este móvel. Precisa de mais motivo que isso para de parar de chamar o móvel assim?

Nas coxas

Todo mundo conhece a expressão "fazer algo nas coxas" que se refere a fazer algo na pressa ou mal feito e essa expressão também vem do tempo da escravidão onde os escravos utilizavam as próprias coxas para modelar telhas. Substituta para essa expressão não falta né?! Sem desculpas para usa-la.

Traveco

É consenso geral que a palavra "traveco" é utilizada para ofender as transexuais. Utilizar essa palavra, mesmo que seja em uma "brincadeira" não é nada legal. Lembre-se também de respeitar o genero pelo qual a pessoa se identifica, não custa nada, nem faz mal a ninguém.

Homossexualismo

Essa não é nova pra ninguém mas muita gente ainda insiste em usar. O sufixo "ismo" é utilizado para indicar doenças e a homossexualidade foi nomeada assim pois era considerada como uma doença mental até o ano de 1990. Já é claro pra muitos que a homossexualidade nada mais é do que uma simples "condição" humana perfeitamente normal.

Mulherzinha

Sempre que usamos o diminutivo em uma palavra é para tornar algo fofo ou (o mais comum) diminuir algo/alguém. A palavra mulherzinha sempre foi utilizada para diminuir a figura do mulher e trata-la como inferior ao homem, por isso muitas vezes lidamos com frases como "você corre como uma mulherzinha" ou, derivada desta expressão o "corre feito homem", sabemos que nem precisamos de substitutos para essas expressões pois de qualquer forma elas servem única e exclusivamente para humilhar a pessoa, ao invés disso tente algo como "você consegue, eu confio no seu potencial".

Então, essas foram mais 5 palavras para tomarmos cuidado até aboli-las de vez do nosso vocabulário. Conhece mais alguma? Deixe seu comentário, vamos compartilhar conhecimento e informação. Super beijo!

You May Also Like

0 comentários

Os comentários são moderados para que eu possa responder a todos, lembrando que:
- Só comente se você ler o post, não saia comentando algo baseado pelo titulo/fotos do post.
- Você pode deixar o link do seu blog logo após o comentário que eu vou adorar conhece-lo!
- Spam não é bem vindo, seu comentário não será aprovado e não entrarei no seu blog.

Obrigado pela visita e volte sempre!