Quantas blogueiras negras você segue?

by - 11:00

Você já parou para pensar em quantas blogueiras você acompanha nas redes sociais? São muitas, né? Mas quantas dessas blogueiras são negras? Essa reflexão é mais importante do que a gente pensa. De acordo com o IBGE, mais de 56% dos brasileiros são autodeclarados pretos ou pardos. Com essa informação, analise o feed do seu Instagram, sua página do facebook e até mesmo sua lista de leitura do seu blog e faça um raciocínio, quantas das blogueiras que você segue são negras?

imagem de uma mão segurando um celular com a camera aberta direcionada para uma mesa com objetos de decoração espalhados
Foto de @dayaneassiis

Já falei aqui no blog um pouco sobre a importância da representatividade quando resenhei o da Marvel, Pantera Negra, mas esse é um assunto que não está encerrado. Felizmente, hoje temos um pouco mais de representatividade na TV, além daquele padrão estereotipado, mas isso não significa que o assunto foi vencido. Temos que falar também dessa representatividade na internet.

Acho que falar em "falta de representatividade" nesse meio é errado, o que temos que pontuar mesmo é a falta de espaço para essas blogueiras. A Nataly Neri (uma blogueira incrivelmente maravilhosa) refletiu uma vez no twitter sobre o como as blogueiras brancas precisam de muito menos para ter um espaço relevante na internet, se uma blogueira branca e uma blogueira negra fazem exatamente o mesmo conteúdo, a blogueira branca alcançará mais pessoas, visualizações e até parceiros do que a blogueira negra. Essa é uma reflexão muito simples de se fazer, basta pegar duas blogueiras com o mesmo nicho e um mesmo tempo, aproximado, de criação de conteúdo e você verá que a blogueira branca se destacou e cresceu muito mais, as vezes fazendo menos.

Toda vez que clicamos no conteúdo produzido por uma blogueira branca, ao invés de uma blogueira negra, estamos alimentando esse abismo racial no mundo dos blogs. Sei que esse abismo existe em muitas outras áreas da vida, mas começar diminuir esse abismo nas redes sociais, que é um ambiente que você acessa todos os dias, já é um grande passo.

imagem com uma mulher negra sentada com o café em maos olhando para o notebook aberto na mesa com a expressão de surpresa

Sempre que for consumir um conteúdo na internet, procure prestar atenção com mais carinho nesses detalhes. Lembre-se que os algorítmicos valorizam muito a interação nas postagens, então não hesite em curtir e comentar todas as fotos de blogueiras negras que se empenham em produzir um conteúdo, divulgue, consuma esse conteúdo e contribua para que, cada vez mais, a internet seja um ambiente diverso, democrático, com espaço para todos.


 

Não esqueça de conferir o post dos outros blogs participantes: Não me venha com desculpas | Like Paradaise | Tô Pronta | Inventando Assunto | Profano Feminino | Confabulando | Algumas Observações | Sweet Luly | Pandinando | Camila por aí

You May Also Like

11 comentários

  1. Esse assunto é tão importante e pessoas brancas conscientes deveriam falar cada vez mais sobre isso! Vou linkar no próximo post de links!! Mas além disso, comecei a pensar aqui e eu não sigo tantas blogueiras negras o que me deixa um pouco triste... O importante é abrir os olhos e melhorar!!
    Beijo enorme ❤ | Quase Aurora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, infelizmente isso esta enraizado na sociedade mesmo, o importante é sempre reconhecer o erro e mudar. Logo eu irei trazer um post só com blogueiras e blogueiros negros pra seguir ❤

      Excluir
  2. Eu nunca tinha parado para pensar nesse assunto até os acontecimentos recentes envolvendo racismo, mas quando parei para analisar fiquei feliz que tenho acompanhado mulheres que representam a pluralidade do nosso país. Sua postagem é um lembrete que esse tipo de assunto deve ser sim levando em consideração e entrar nas pautas de conversa.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, e espero que cada vez precisemos falar menos disso. Infelizmente o racismo está impregnado na sociedade, mas a gente vai conquistando nosso espaço, tenho fé ❤

      Excluir
  3. Eu acompanho a Nataly Neri, adoro a vibe dela! Também gosto dos vídeos da Camilla de Lucas, ela é divertida e bem estilosa também (além de ser daqui do Rio, haha!). Isso é muito real! As vezes encontramos uma blogueira que faz o mesmo conteúdo que uma blogueira negra porém por ser branca ganha visibilidade mais fácil, infelizmente. Post super importante!!!
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Nataly é um amor ❤ e a Camila é minha inspiração kkkkk eu AMO aquela mulher, ela é simplesmente demais

      Excluir
  4. Que post importante, apropriado,e atual.. amei a abordagem... Parabéns

    Beijinhos

    Cátila Santos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Carol!
    Estava conversando sobre isso com uma amiga e youtuber que também é negra, porque aqui no Brasil há uma dificuldade grande de reconhecer quem é negra (ainda mais porque o IBGE ainda usa o termo "pardo" na classificação dele). Por isso mesmo que o seu post é fundamental, é preciso trazer esse tipo de discussão para o debate. Como blogueira e como negra, acho importante observar, sinalizar e fazer o convite para o nosso público para observar o que ele consome!

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. simmm, infelizmente ainda vemos muito pouco influenciador negro, e os poucos que tem nem são reconhecidos, olha o desastre do lançamento da fenty beauty no brasil, tudo isso é lamentável
      esse lance de pardo me deixa extremamente chateada e meio confusa, mas aprendi a usar mais o termo por causa da faculdade que insiste em diferenciar os pretos dos pardos... enfim, espero que cada vez mais alcancemos mais lugares ❤

      Excluir
  6. essencial demais esse post. nos últimos tempos tenho visto uma movimentação bem bacana das pessoas apoiando e incentivando o conteúdo de pessoas negras/pretas. eu espero, de vdd, que isso tenha sido feito com amor, pq não quero imaginar q é só culpa/dó.

    o trabalho de pessoas negras é tão maravilhoso quanto de pessoas brancas. a gnt tem a Natália Nery no youtube, Iza na música e muitos outros artistas incríveis famosos ou não.

    vc já deve conhecer a Majur, né? a voz dela simplesmente massageia meus ouvidos!!! <3

    bjs!

    ResponderExcluir
  7. Esse post é muito essencial! Realmente para fazer as pessoas refletirem o que estão consumindo na internet, ainda existe um abismo muito grande, mas podemos fazer a nossa parte para ir diminuindo a cada dia.
    Adorei o post!
    beeeijos!

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados para que eu possa responder a todos, lembrando que:
- Só comente se você ler o post, não saia comentando algo baseado pelo titulo/fotos do post.
- Você pode deixar o link do seu blog logo após o comentário que eu vou adorar conhece-lo!
- Spam não é bem vindo, seu comentário não será aprovado e não entrarei no seu blog.

Obrigado pela visita e volte sempre!