Como aproveitar melhor as aulas EAD

by - 15:02

Por mais que eu odeie dizer isso, o EAD se tornou o "novo normal" de muitos estudantes ao redor do mundo. Logo quando começou a pandemia e a UFRGS anunciou uma tentativa de aula online eu fui muito contra, afinal, o curso é presencial, eu já tinha tentado fazer um curso em EAD e não tinha conseguido, achei que aquilo ia ser um desastre. Porém essas aulas duraram menos de uma semana e foi cancelado devido a questão de acesso dos alunos, falta de ferramentas e mil e um motivos. De fato, naquela época a gente ainda tinha a doce ilusão de que o isolamento social iria acabar em menos de um mês, mas no final, estamos aqui até hoje e não saber por quanto tempo mais e recentemente a faculdade aprovou o ERE - Ensino Remoto Emergencial, e eu vou ter aulas em EAD.

Acontece que durante todo esse tempo que eu estive parada eu fiz alguns cursos online por aí e aprendi como tornar os estudos mais efetivos e eu vi onde eu estava errando no passado. Também lembrei de quando eu estava estudando para um concurso e frequentemente eu estudava online nos dias em que eu não poderia ir na aula, ou até mesmo para revisar o conteúdo. E como uma boa blogueira que sou, resolvi fazer uma lista com as minhas dicas para aproveitar melhor as aulas EAD.

Encare isso como uma responsabilidade

Tudo que é feito em casa a gente tende a encarar como algo sem muita importância e que pode ser feito outra hora, o que é um grande erro. Para que tudo dê certo você tem que dar a mesma importância, para as aulas EAD, que você dava para as aulas presenciais. Assistir a aula, fazer perguntas, anotar as explicações, ler os textos sugeridos... Tudo o que você fazia enquanto estudava presencialmente precisa se manter durante os estudos online.

Prepare o ambiente

Uma das vantagens de se estudar presencialmente é que você não precisa se preocupar com a organização e limpeza do ambiente, você chega na sala de aula, senta e começa a estudar. Precisamos de um ambiente tranquilo, bem iluminado e sem distrações para conseguir focar no conteúdo. Não precisa de um escritório próprio, nem silêncio absoluto, nem uma organização impecável, basta que você esteja confortável. Vale lembrar que a cama não é uma opção, eu sei que ela é confortável, mas nesse caso ela não é indicada para se manter o foco. Esteja confortável para estudar.

Faça pausas

Da mesma forma que a gente tende a ignorar e adiar as tarefas a serem feitas em casa, também existe a possibilidade de querer fazer tudo logo e rápido para ter o resto da semana tranquilo, o que é um erro. Tenha um cronograma com as matérias que precisa estudar naquele dia, os horários de estudo, os horários de intervalo e etc. Sobrecarregar a cabeça de informação não ajuda no aprendizado, muito pelo contrário.

Monte um grupo para estudos

Eu sei que já deve existir o grupo da turma, o grupo dos amigos, o grupo do chop e etc, etc, mas crie um grupo com as pessoas que estão estudando o mesmo que você e que querem focar naquilo, crie um grupo que só seja permitido os assuntos de aulas, sem conversas paralelas, onde vocês possam tirar dúvidas, conversar sobre o entendimento da matéria, ajudar a resolver exercícios e quem sabe até fazer vídeo chamadas para estudar. Na faculdade, sempre que a gente se juntava na biblioteca para estudar para alguma prova, eu sempre me dava bem, só vejo vantagens.

Espero que essas dicas tenham ajudado vocês que estão passando por isso, ou que irão ter que passar por isso. Lembre-se que está tudo bem se você não conseguir estudar online da forma que você queria, se não conseguir se adaptar, nesse momento caótico em que estamos vivendo nem é possível cobrar nada de ninguém. Respeite seus limites e mantenha sua saúde mental em dia. Priorize você, o seu bem-estar e o da sua família.

You May Also Like

6 comentários

  1. Eu acho que o grande problema, é começar a encarar isso com responsabilidade...
    Visto que por ser em casa,a gente não fixa um horário... E isso pode acabar bagunçando mesmo ..
    Eu amei suas dicas ...
    Beijinhos

    Cátila Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, foi o que mais pesou pra mim sempre que ia fazer algum curso online ou uma atividade em casa. Agora to usando o google agenda pra tentar me organizar melhor

      Excluir
  2. Lembro que quando eu fazia faculdade, tinham algumas matérias obrigatórias que eu precisava fazer que eram EAD, nossa... eu detestava. Não sei como tá agora, mas antes era tipo esses cursos vitalícios que você compra e fica ali pra você fazer quando quiser, sabe? Então eu sentia que não aprendia nada. Ter um ambiente confortável pra ter a aula é muito bom! E tem gente que se sente confortável em cima da cama, no sofá, na mesa, na real é ir mudando de ambiente até achar um que dê pra você focar. Isso de fazer as pausas também é MUITO importante. As vezes a gente vai naquela de que precisa ver todas as aulas logo pra "se livrar" mas acaba não aprendendo nada. Adorei as dicas! Com esse novo normal, eu vi várias pós graduações por um preço que daria pra pagar, mas só pensei em fazer e logo depois "desisti" por conta de ser online né? Fiquei meio sem animação pra fazer, agora seu post me deu uma nova visão.
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que com foco e disciplina o fato de ser online não atrapalha no aprendizado, mas vai exigir um certo preparo. Eu espero que essas dicas te ajudem mesmo a fazer o que você gosta.
      Eu tentei fazer o pré-vestibular online e foi o caos pra mim, foi só quando comecei a encarar nessas perspectiva de responsabilidade, rotina e etc que eu consegui avançar.

      Excluir
  3. oii!

    eu to fazendo minha segunda graduação por ead. sinceramente, me dei muito bem nessa modalidade de ensino. minhas notas são melhores do que quando fiz Direito presencial. talvez isso se deva ao fato de que eu não curtia Direito, e amo Publicidade (que to fazendo EAD).

    as pessoas pensam que EAD é moleza, né?! não é brincadeira, não. vc só vai aprender algo se parar pra ler/assistir o material. no presencial a gnt pelo menos é "obrigado' a ver/ouvir o professor falar. e tem o lance das provas, né?! no EAD vc não tem consulta a nada, geralmente são provas de questões de concursos e num nível bem alto.

    eu adorei as suas dicas e vou pegar a do ambiente claro e confortável. atualmente, to lendo onde eu encontro um espaço, pq organizar meu quarto tá difícil... visitas e em casa e aquela coisa toda. :(((((((

    bjs!
    Não me venha com desculpas - Adriel Christian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sei bem como é, meu escritório está um caos, mas meu namorado trabalha nele (na minha mesa) durante a semana e no final de semana eu tenho vontade 0 de arrumar, mas o importante é que a gente consiga aproveitar o máximo possível.

      Excluir

Os comentários são moderados para que eu possa responder a todos, lembrando que:
- Só comente se você ler o post, não saia comentando algo baseado pelo titulo/fotos do post.
- Você pode deixar o link do seu blog logo após o comentário que eu vou adorar conhece-lo!
- Spam não é bem vindo, seu comentário não será aprovado e não entrarei no seu blog.

Obrigado pela visita e volte sempre!