Como criar um blog de sucesso em 2020

by - 11:00

Eu já disse, e torno a repetir que o blog não esta morto. A verdade é que muita gente acha que hoje em dia só existe espaço para criadores de conteúdo no instagram ou no youtube, o que não é verdade. Ainda existe um grande público para conteúdos escritos, e existem vários motivos para isso. Claro que atrair o público para a leitura de uma publicação é um pouco mais difícil, porém não é impossível. Nesse dia do blog, trouxe algumas dicas pra você criar seu blog e ter sucesso em 2020.

a imagem mostra mãos femininas digitando em um notebook branco sobre uma mesa, no canto direito inferior constam um telefone e uma caneta desfocados na cor preta
Negócio foto criado por kaboompics - br.freepik.com

O amor é a chave

A dica mais clichê, porém mais certa, não existe blog de sucesso sem amor. Se seu objetivo é apenas ganhar dinheiro fácil, dê um passo a trás e repense. A verdade é que não existe um jeito de ganhar dinheiro fácil, o sucesso profissional vem por meio de muito esforço, vontade, dedicação e amor. Tenha isso em mente.

Saiba qual será seu conteúdo

É fundamental que você crie um blog já com a ideia do que ele irá abordar. Não precisa ter um nicho especifico e bem fechadinho, porém, saiba quais são os assuntos que você domina e gosta, pois são eles que você irá explorar. Fazer um conteúdo apenas porque o assunto está em alta não te trará o sucesso, na verdade, apenas irá te colocar em uma posição de concorrência com outros blogs e sites gigantescos. Tenha o seu diferencial, fale sobre assuntos que você domina, tenha comprometimento com o que você compartilha e torne-se único, não apenas mais um no meio da multidão.

Divulgue em todas as redes sociais

Não tenha vergonha de divulgar seu blog em todos os lugares. Peça pros amigos lhe darem o apoio, a curtida, o comentário, o compartilhamento. É aquele clichê, quem não é visto não é lembrado. Outra dica é criar imagens para publicar no Pinterest, pois ele é uma ótima ferramenta para atrair o público pro seu blog. Crie imagens nos stories do instagram, coloque o link do blog na biografia das suas redes, deixe que as pessoas conheçam você e saibam como e onde te encontrar.

Tenha um calendário editorial

Um calendário editorial nada mais é do que uma agenda mensal onde você planeja o que você irá postar em cada dia no seu blog. Se comprometa com o que você pode entregar, mesmo que isso seja apenas 1 post por semana, é melhor prometer 1 post e entregar 2 do que prometer 3 e entregar apenas 1. O calendário editorial te dará uma ideia de quantos conteúdos você tem, quantos precisa fazer, onde precisa melhorar e etc. Além disso tenha também um banco de ideias, um lugar pra anotar tudo que você pretende produzir e use a ferramenta de programação das postagens ao seu favor.

Tenha postagens em rascunho

Essa é uma dica excelente para aqueles momentos de bloqueio criativo, falta de tempo, ou qualquer outro problema que possa vir a impedir a criação de uma postagem para o blog. Basta entrar no seu blog e publicar aquela publicação que já estava pronta, garantindo a atualização do blog, mesmo em momentos ruins.

Preocupe-se com a acessibilidade

Muitas pessoas esquecem desse pequeno detalhe, mas a acessibilidade de um site é muito importante. Procure deixar o blog com um visual limpo (não precisa ser minimalista), com um template responsivo (que se adapte a diversos dispositivos) e com descrições das imagens utilizadas. Essa preocupação não é algo muito trabalhoso, mas que vai facilitar a vida de muitas pessoas e será muito positivo pro seu sucesso profissional.

chamada para o post "como criar um blog de sucesso em 2020" com uma foto de uma mulher sentada na cama com seu notebook

Espero que vocês tenham gostado desse post. Qualquer dúvida podem deixar aqui nos comentários, ou me procurar nas redes sociais, caso preferir. Para mais dicas pro seu blog, vá para a categoria blogueiras.

You May Also Like

6 comentários

  1. Não é fácil ter um blog, o que difere um do outro é a disposição, a qualidade dos posts e a persistência. <3

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Amei o seu post porque amo dicas de blogagem ♥ Eu tenho muitos posts de rascunho e um caderno de ideias, o que falta é ter tempo pra colocar tudo em prática ♥ Mas vou conseguir. Também acho bacana deixar o blog com o visual mais clean e mais acessível. Facilita muito a navegação. Bjs

    www.blogflorescer.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ter post em rascunho é vida! hahah fico feliz que gostou do post bjsss

      Excluir
  3. Oi, Carol!
    O blog não está morto e nós o defenderemos! :D
    É importante trazer esses pontos à tona para quem quer começar. Acho que dá uma ajuda e tanto para quem está começando.
    Essa dica do rascunho é salvadora em muitos momentos, MESMO! :)
    Eu devo ter uns 20 posts lá me esperando, porque a cada ideia nova abro um rascunho novo :X

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol amei sua dica... Sou nova nesse mundo, porém,sou apaixonada por ele...
    Beijos
    Cátila Santos

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados para que eu possa responder a todos, lembrando que:
- Só comente se você ler o post, não saia comentando algo baseado pelo titulo/fotos do post.
- Você pode deixar o link do seu blog logo após o comentário que eu vou adorar conhece-lo!
- Spam não é bem vindo, seu comentário não será aprovado e não entrarei no seu blog.

Obrigado pela visita e volte sempre!