Reeducação alimentar, de novo e mais uma vez | PARTE 2

by - 11:00

Para quem me acompanha aqui no blog, esse assunto de reeducação alimentar, dieta, exercícios e emagrecimento, já é velho, já até falei disso no blog no post sobre minha reeducação alimentar. Faz uns bons anos que eu tenho engordado e venho tentando emagrecer, o que me incomoda não é somente a estética, tenho alguns problemas que se agravam muito com o sobrepeso e recentemente descobri que tenho laringite, causada por refluxo, e por isso eu seria obrigada a mudar minha alimentação.

Reeducação alimentar
Foto: Carol Justo
 

Eu procurei uma nutricionista e ela me passou uma dieta, fui bem no primeiro mês, mesmo não seguindo a risca a dieta, eu consegui emagrecer e as dores na garganta sumiram. No segundo mês eu enfiei o pé na jaca e engordei mais, com isso vem a falta de fôlego, o cansaço excessivo e a maldita dor de garganta, foi então que eu decidi mudar de vida, de uma vez por todas.

Pra começar eu já vou cortar o refri. Eu passei quase 2 anos sem tomar uma gota de refri, foi um final de semana que eu me rendi e voltei a me viciar. Eu não tenho o autocontrole necessário para tomar só um copo no final de semana, por isso eu decidi que nunca mais irei tomar refri. Não faz bem nenhum para o nosso corpo e não fará falta. Não fez falta nenhuma naqueles dois anos, não vai fazer falta agora.

Lembram que eu disse que tinha procurado uma nutri? Pois bem, esse mês eu decidi não ir, afinal ela já me passou uma direção, que só não deu certo porque eu não segui, por isso eu irei passar um mês com as direções que ela me deu e somente depois vou retornar. Eu pago pelas consultas, não vou cometer o erro de pagar uma consulta pra fazer tudo do meu jeito, da mesma forma que fiz da última vez. Mas quero deixar claro que, se você quer começar uma dieta, uma reeducação alimentar, busque um nutricionista, pois só ele conseguirá passar a dieta adequada para você, de acordo com suas condições financeiras, físicas e emocionais.

No domingo eu me sentei e tirei um tempo para montar um cardápio semanal com coisas que eu gosto e preciso comer, tirei o arroz desse cardápio, troquei o pão por tapioca e acrescentei o iogurte natural em alguns dias, para dar uma variada nos lanches. No meu cardápio eu não coloquei a janta pois eu irei jantar um shake, que minha nutri já tinha me dito que é bom e ajuda muito no emagrecimento. Se tiver frio e eu quiser algo quente, ela me liberou pra comer uma concha de feijão.

Abaixo eu vou compartilhar o cardápio que eu fiz pra mim, mas quero deixar bem claro que ele é pessoal e que foi montado com o auxílio de um profissional, especialmente pra mim. Eu estou compartilhando pois sei como é difícil ter a criatividade de montar pratos saudáveis, sei que muitas vezes precisamos de uma direção. Fazer o cardápio semanal já me dá a ideia do que eu vou precisar comprar e em qual quantidade, para que não haja desperdícios.

Cardápio semanal
Template via Canva por Carol Justo
 

Lembre-se: não existe dieta milagrosa, nem uma formula mágica que funcione para todos e faça perder peso rápido. Para perder peso e ter uma qualidade de vida é necessário a combinação da alimentação com exercícios físicos  e acompanhamento profissional. E, o mais importante, a beleza não tem nada a ver com o seu corpo, se você é feliz, se sente bem, sem problemas de saúde, não se cobre para o emagrecimento, foque sempre na sua saúde mental e física. Espero que gostem de acompanhar esse meu processo por aqui, também deixo linkado aqui 5 dicas de sucesso neste processo de reeducação alimentar, essas dicas me ajudaram muito no passado, com certeza vão me ajudar agora e espero que sejam úteis para vocês.

You May Also Like

8 comentários

  1. Eu estou na mesma luta, quando engordo minha saúde desanda e agora estou procurando ser mais disciplinada com a alimentação. Espero que tudo possa dar certo para você. Lindo post, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos encarar a alimentação saudável como um modo de vida e não só com o propósito do emagrecimento, pois é muito fácil se perder se for assim :(
      Espero que você consiga ter a disciplina que procura com a alimentação, bjsss

      Excluir
  2. oiê!

    miga, nós tamo junto nessa, viu?! comecei ontem a dieta/reeducação alimentar. não paguei nutri pq, assim como vc, to com a primeira dieta aqui da última consulta, então vou seguiá-la até arrumar grana pra um retorno.

    o q achei mais massa no teu posto foi vc sempre orientando a procura de um profissional. se a pessoal dispor de uma graninha a mais e puder fazer terapia, é bom tbm. muitas vezes, essa dificuldade no autocontrole alimentar está ligado a algo emocional q só na terapia a gnt entende e resolve. :(

    força na peruca e bora lá. vou ficar te acompanhando por aqui e no insta!

    bj!

    Não me venha com desculpas - Adriel Christian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmmmm! A saúde mental pode influenciar muito nisso. Confesso que to sentindo muito mais facilidade de manter a dieta agora, hoje eu até comi salada e gostei, acho que está relacionado ao fato de eu estar em acompanhamento e fazendo meu tratamento direitinho.

      Força na peruca e muito foco para nós, bjsss

      Excluir
  3. Amei o post. Estou precisando passar na nutricionista, mas confesso que a ideia de mudar a alimentação me dá um pouco de medo.
    O sue cardápio está tão equilibradinho
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem dificil no começo, mas como a minha nutri disse, a gente tem que saber o que a gente gosta de comer e o que a gente tem em casa. Não adianta criar uma dieta com coisas que a gnt não gosta ou não tem em casa, com vários produtos, pq no final a feirinha vai estragar na geladeira e a gente não vai aguentar por muito tempo

      Excluir
  4. Acho que a tomada de decisão é o início de tudo! Por aqui eu quase não tomo refrigerante por que não compro, haha. É difícil resistir quando o alimento tá no armário da cozinha, então eu parei de comprar algumas coisas que me faziam mal, como bolacha recheada. Minha irmã é nutricionista e uma vez ela me disse algo que guardei e sempre reflito quando estou decidindo comer algo calórico demais, ela disse: "você PRECISA, ou quer COMER isso?!".
    Enfim, espero que dê tudo certo e estarei acompanhando sua reeducação alimentar aqui no blog.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM! Eu não estou comprando nada fora da dieta pra não comer. Ter em casa é uma tentação muito grande.
      Esse de precisar ou querer comer pra mim não funciona, a resposta sempre é "eu quero e eu vou" pq eu realmente como por prazer, vontade de comer mesmo kkkkk masss se funciona com vc vai fundo nesse pensamento
      foco na saúde

      Excluir

Os comentários são moderados para que eu possa responder a todos, lembrando que:
- Só comente se você ler o post, não saia comentando algo baseado pelo titulo/fotos do post.
- Você pode deixar o link do seu blog logo após o comentário que eu vou adorar conhece-lo!
- Spam não é bem vindo, seu comentário não será aprovado e não entrarei no seu blog.

Obrigado pela visita e volte sempre!