Por que ler blogs em 2020? | #SEXTADOBLOG

by - 10:52

Os blogs tomaram conta da internet e da vida de muitos da nossa geração anos 90, euzinha, por exemplo, já tive variados tipos de blog, com variados assuntos e de diversas formas. O único que se manteve vivo, no entanto, é este blog aqui, o (agora antigo) Pink is not Rose. Por muito tempo eu quis manter um canal do youtube (e ainda quero) mas sempre me senti mais confortável em escrever, gravar nunca foi meu forte devido a minha timidez e desde muito nova eu colocava todas as minhas ideias e sentimentos em cadernos específicos, eu fazia verdadeiras revistas pessoais.
Quando eu criei o Pink is not Rose eu pensava em criar uma rede como a Capricho (sim, eu era muito fã da Capricho), mas o blog seguiu por um lado muito diferente e eu amava o rumo que ele estava tomando. O fato é que o blog estava muito em baixa devido a popularidade do youtube e junto com isso eu entrei para a faculdade e o blog caiu muito. É realmente um trabalho longo e demorado produzir conteúdos para um blog, e eu tinha cada vez menos tempo, e claramente que a desvalorização do blog ajudou no meu desanimo em produzir conteúdos.
Há poucos dias eu voltei a postar aqui no blog e o Adriel, do Blog Não me Venha com Desculpas, me chamou para participar de um projetinho lindo no mundo dos blogs. Agosto é o mês do blog onde, geralmente acontecem os BEDAs, porém, com a rotina cada vez mais agitada, o Adriel sugeriu o projeto Sexta do Blog, onde um grupo de blogueiros fazem conteúdos no intuito de voltar a dar valor ao blog e lembrar do por quê a gente bloga.


Mas ai você pode se perguntar, "Carol, mas por que eu iria acompanhar um blog?" e é isso que me proponho a explicar para vocês, as vantagens e o motivo de acompanhar esses famosos diários virtuais.

Blog é leitura

Nesse mundo onde tudo o que vemos na internet são vídeos e imagens nas redes sociais a leitura está cada vez mais deixada de lado. Não se existem mais revistas, raros são os jovens que leem um jornal ou algum livro. Gostar de ler é hábito, não se trata de algo de nascer gostando. Começar com leituras longas pode ser ruim e cansativo, além disso, muitas pessoas não tem o tempo necessário para uma leitura complexa. Os blogs são conteúdos geralmente leves, divertidos e até mesmo informativos, ler um post que seja por dia, já ajuda muito em manter esse hábito de leitura.

Opiniões sinceras

Justamente pelos blogs serem "deixados de lado" por muitos e serem substituídos por vídeos de grandes influenciadoras, as maiorias das indicações e opiniões em blogs são sinceras, desprovidas de pagamento. É tudo de coração.

Mais acessibilidade

O blog tende a ser muito mais acessível para públicos que não possuem uma internet boa a ponto de carregar vídeos no youtube, inclusive na minha adolescência eu acompanha MUITO os blogs pois se eu usasse meu 3g para assistir vídeos eu podia dar adeus a internet. Além dessa questão da internet, o blog também é bastante acessível a pessoas com deficiências auditivas (pois são raros os vídeos com legendas).

Claro que você não precisa abandonar os vídeos, nem estou dizendo que o mundo do youtube é ruim, mas seria muito bom sair fora da caixa e explorar outras possibilidades. Existem blogs de diversos assuntos, de diversas maneiras, apenas aproveite, descubra qual o seu tipo de blog. Eu espero que vocês tenham gostado deste post e desse projetinho. Na próxima sexta tem mais #SEXTADOBLOG


SEXTA DO BLOG

You May Also Like

14 comentários

  1. meldels!!!

    carol, essa postagem ficou simplesmente linda. já te contrataria pra ser minha advogada só por conta dos argumentos. <33333

    a verdade é que, sim, dá pra conciliar tudo numa boa: ver vídeo, acompanhar blogs, podcasts e afins. o problema é que as pessoas se alienam num só canal e esquecem de quem ajudou a internet ter o poder de hoje. quase chorei aqui com vc dizendo sobre os posts serem feitos por amor, e não pq alguma marca pagou. ai, ai. quem dera se mandassem #publidoamor pra gnt. :'(

    bjs!
    Não me venha com desculpas - Adriel Christian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se quiserem mandar mimos eu também aceito, mas enquanto não mandam, esse fato de ser tudo por amor e puro amor é nosso argumento fortissimo pra defender nossas opiniões huahsuahsa
      Vou me especializar em advogada de blogueiro kkkkkkk
      Seria meu sonho se as pessoas dessem valor ao conteúdo escrito pq ele pode ser tão bom e legal quanto os outros conteúdos

      fico muito feliz que você gostou do post <3

      Excluir
  2. Acho que meu primeiro blog foi lá em 2002/2003, mas levando as coisas a sério mesmo foi só em 2010 com meu atual blog. Entendo a facilidade que criar vídeos trás, mas nada como tirar alguns minutinhos para ler uma resenha de livro, uma dica de série/filme, aquela receita para testar no final de semana, o que a pessoa achou de determinado produto ou simplesmente um texto sobre algo cotidiano que parece que foi feito sobre medida pra gente.

    Que bom que essa blogagem te animou a voltar a criar. E que essa mudança de nome te inspire a compartilhar coisas incríveis e outras nem tanto por aqui!


    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog sempre foi minha paixão, mas infelizmente a vida faz a gene se afastar, e por mais que eu ame isso, infelizmente não tava sendo bom pra mim. Mas agora eu voltei e espero poder compartilhar de um tudo.

      E sim, é muito bom assistir vídeos no youtube, mas é importante lembrar que existem outras formas de conteúdo que também são boas.

      Excluir
  3. Sempre achei lindo isso de entrar nos blogs e ver o que a pessoa realmente acha de algo ou indicar algo porque realmente gostou e valeu a pena. Sem falar que é algo mais pessoal e íntimo, mais acolhedor. Acho que cada rede social tem a sua função e o blog é como a nossa casa de infância, onde a gente tem boas memórias e sempre acaba voltando para se sentir acolhido.
    Adorei o post! E desejo sucesso com a troca do nome do blog!
    Beijos,
    Ayumi Teruya.
    http://pandinando.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que você gostou. Muito obrigado, espero que esse nome ajude de alguma forma hahaha
      Esse ambiente de blogs é maravilhoso, amo demais

      Excluir
  4. Eu também pulava de blog em blog, hahaha! O meu primeiro blog se chamava Legally Thata, por causa do filme Legally Blonde, hahahahahaha! Lembro até hoje. Eu gosto dessa forma que a gente tem de poder compartilhar as coisas por escrito, é ótimo pra quem é tímida e eu super entendo. Mesmo eu gravando vídeos pro YouTube, tenho vergonha de divulgar eles. Então, mutias vezes eu posto e não divulgo de propósito, haha! O bom do blog ser só leitura é que a gente pode ler em qualquer lugar sem perturbar ninguém. Adoro! O que eu mais gosto é a sinceridade na hora da resenha, seja de produto, filme ou livro, sempre curti isso em blog também. Massss vejo também uma coisa difícil nessa situação. Por exemplo, a blogueira pode escrever que curtiu muito o produto e estar mentindo, já em vídeo dá pra ver se a pessoa tá confortável falando aquilo ou não (fora, claro, as que sabem mentir mesmo hahaha). Pois é, o melhor do blog: acessibilidade. Não gasta seu 3G todo. Dá pra carregar a página e ir lendo quando puder. Adorei esse post, Carol!!!

    PS.: adorei o nome novo do blog com o trocadilho com o seu nome, haha!

    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não confio em blogueiras de anos que só tiveram um blog, ter vários blogs é pré-requisito pra viver nesse mundo de blogosfera hahahah
      Verdade, esse ponto da escrita pode ter muito menos opinião sincera e ninguém perceber mas eu acho que o motivo de mentir é muito menor que os outros...

      Fiquei muito feliz que você gostou do nome novo, tava super insegura

      Excluir
  5. Só li verdades... Ameii
    Já estou seguindo seu blog
    Beijinhos

    Cátila Santos

    ResponderExcluir
  6. Gostei imenso desta publicação. Deu-me mais motivação para continuar com o meu blog e são ótimos pontos positivos em relação a este mundo! Obrigada, e espero sinceramente que os blogs não morram, são um mundo tão bonito!
    Um beijinho, Ana Rita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fico muito feliz de saber que esse post te ajudou de alguma forma, o mundo dos blogs é lindo, realmente espero que não se perca

      Excluir
  7. Oi Carol,

    Infelizmente eu acho que uma das coisas que atrapalha os blogs é o fato de que você pode deixar um vídeo rolando enquanto faz outras coisas e o blog você precisa prestar atenção pra ler. Porém ainda assim eu acho que isso pode ser visto como uma vantagem. É uma atividade que exige foco e hoje em dia a gente quer fazer tantas coisas simultaneamente que perde o foco toda hora.

    Eu adoro blogs, eu só queria ter mais disciplina e conseguir criar uma rotina pra visitar os blogs que eu gosto e também conhecer novos.

    Gostei daqui! Gostei do post...

    Um beijo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmm, eu assisto muitos vídeos lavando louça, limpando a casa, fazendo comida, acho super válido, mas não custa tirar um dia que seja pra ler um pouquinho sabe?!

      Fico muito feliz que você gostou do post e do blog <3

      Excluir
  8. Eu amo blogs, espero que eles durem para sempre. Porque eu sou louca por leitura, vídeos são legais mas um texto bem escrito é outra coisa.
    Adorei o post.

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados para que eu possa responder a todos, lembrando que:
- Só comente se você ler o post, não saia comentando algo baseado pelo titulo/fotos do post.
- Você pode deixar o link do seu blog logo após o comentário que eu vou adorar conhece-lo!
- Spam não é bem vindo, seu comentário não será aprovado e não entrarei no seu blog.

Obrigado pela visita e volte sempre!