App da vez: Notion

by - 18:00

Fazia muito tempo que eu buscava um aplicativo que fosse bom, simples, fácil de usar e que atendesse as minhas necessidades e principalmente um aplicativo bom para organizar meus estudos, foi aí que eu conheci o Notion. Mencionei o Notion no post de Links da Semana que menciono o vídeo da Luana Carolina, que foi onde eu conheci o aplicativo, depois disso eu passei a usa-lo e me adaptei super rápido, tendo se tornado da primeira semana o meu aplicativo favorito da vida.


O Notion é o espaço de trabalho multifuncional para suas notas, tarefas, wikis e bancos de dados

O Notion ainda não possui tradução para português, o que pode ser uma desvantagem, mas não há nada que um google tradutor não resolva nossos problemas, está disponível para iOS e Android. O aplicativo é completamente personalisavel, nele você pode dividir as diversas áreas de sua vida, criar habit trackers, anotações, planilha financeira e até o seu calendário editorial. O aplicativo conta com templates prontos para diferentes áreas da vida, mas também possibilita a criação de um templete completamente do zero para você fazer conforme a sua necessidade.

Além de aplicativo, o Notion também funciona nos navegadores de internet, o que é ótimo pois você pode acessar suas informações, anotações, etc de qualquer computador, além do seu próprio celular que você levará para todos os lados. Apesar de todos os lados bons do aplicativo eu ainda prefiro utilizar a versão web, porém não descarto de jeito nenhum o app, que me ajuda demais no dia a dia.

O aplicativo é gratuito com a possibilidade de contratação de planos pagos se você achar necessário, mas para uso pessoal e individual é mais do que suficiente para atender nossas necessidades.

Como eu me organizo

Bom, comecei separando minha vida em 3 grandes áreas e suas subáreas. Primeiro eu comecei com a parte da faculdade, que (principalmente agora com o EAD) precisa de muita organização e disciplina. Na área da faculdade eu criei páginas para rastrear minhas notas, minha lista de leituras de artigos, livros relacionados a faculdade, meu plano do TCC (ainda esta longe, mas já estou pensando), meu plano de estudos, anotações, o método de estudo de active recall além de uma página para os trabalhos. As páginas que eu considero mais importantes e que me ajudam muito são:

  • A lista de leituras - ainda não coloquei tudo o que preciso ler, mas com certeza ajuda muito, principalmente por existir a possibilidade de colocar um link direto para o artigo, ou anexar o PDF;
  • O plano de estudos - onde coloco todas as aulas que tenho que assistir, revisar, estudar e o prazo máximo pra fazer isso, com uma checkbox para marcar após concluída; e
  • O active recall, um método de estudos que consiste na revisão contínua das matérias.

Depois organizai minha vida pessoal, nela os principais pontos são:

  • Meu orçamento - peguei um modelo pronto e fui adaptando, na planilha consigo colocar os valore de receita e de saída, ver o meu gasto total, além de conseguir categorizar meus gastos e fazer comentários sobre eles;
  • Manhã ideal - um rastreador de hábitos que quero adquirir para fazer todas as manhãs, vou criando novas semanas sempre que necessário e marcando os hábitos que conclui e fazendo comentários sobre eles.

E por último criei a categoria lar doce lar que corresponde a minha vida de dona de casa. Essa categoria ainda está em desenvolvimento, mas quero conseguir organizar meu tempo de uma forma que eu não acumule mais roupas para lavar e louças sujas na pia...

Mais pra frente eu conto mais sobre o Notion se vocês quiserem, o como eu utilizo ele de fato no dia a dia, o que funcionou melhor, o que não funcionou etc. Se você não conhece o app ainda, corre baixar ele.

You May Also Like

12 comentários

  1. Um aplicativo muito funcional. É tipo uma agenda eletrônica né? Vi esse aplicativo recentemente.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  2. eu uso o todoist e evernote pra organizar as minhas coisinhas, mas tenho ouvido muita gnt falar no notion, principalmente por ele reunir vários recursos num lugar só.

    quero mais posts sobre, sim!!! <3 vai compartilhando com a gnt o resultado da sua organização e se tá rolando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. simmmm, eu tb usava vários ao mesmo tempo, mas esse me conquistou demais

      Excluir
  3. Não conhecia o app e gostei! Só que como o meu celular tá com a memória cheia, vou ter que esperar minha boa vontade e paciência pra limpar o celular, pra poder baixar todos os app que eu quero. Nem joguinho eu tenho :( Aí por enquanto eu faço as listas de compras pelo app Lembretes que já vem no celular e as tarefas do dia também coloco lá, aí ele vai me lembrando de acordo com a hora que eu coloquei e eu vou sinalizando se acabei ou não, haha! Mas achei muito interessante esse Nortion e já quero saber mais dele.
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, o notion substitui quase todos os aplicativos que temos no celular, é bom principalmente pra quem tem pouca memória, da uma revisadinha ai que vale a pena

      Excluir
  4. Esse aplicativo parece ser maravilhoso mesmo. Atualmente eu estou muito viciada no Trello para organizar as minhas ideias e rotina. Irei adorar miga você contando mais sobre esse aplicativo ♥ https://itslizzie.space/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente eu nunca me acostumei com o trello, mas o notion foi ótimo pra mim

      Excluir
  5. Oi, Carol! :)
    Eu também concentro os meus planejamentos no notion! :D
    A primeira vez que vi algo sobre ele, foi com a Michelle B. lá no youtube. Depois vi a Thais Godino falando e me apaixonei também.
    Acho que seu post é ótimo para quem nunca viu e quer aprender/conhecer.

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não vi o post da thais falando sobre ele, mas se ela usa com certeza é perfeito hahaha beijosss

      Excluir
  6. Muito obrigada por essa dica! Eu estava caçando apps bons de organização e tive que baixar 4! Uma doideira

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados para que eu possa responder a todos, lembrando que:
- Só comente se você ler o post, não saia comentando algo baseado pelo titulo/fotos do post.
- Você pode deixar o link do seu blog logo após o comentário que eu vou adorar conhece-lo!
- Spam não é bem vindo, seu comentário não será aprovado e não entrarei no seu blog.

Obrigado pela visita e volte sempre!