Calendário editorial, uma ferramenta essencial para criadores de conteúdo

by - 18:00

Já falei aqui no blog que para ter um blog de sucesso o calendário editorial é indispensável, mas você sabe por onde começar a criar o seu? Quais os verdadeiros benefícios que ele pode trazer? E o principal, onde criar esse calendário? Eu trouxe esse post para sanar essas dúvidas e mostrar como eu faço o meu.

Calendário foto criado por pressfoto - br.freepik.com

O calendário editorial é uma ferramenta nova que eu descobri e coloquei em prática recentemente e que tem me ajudado muito com a minha organização com os posts aqui do blog. Ele também pode ser utilizado para todos os criadores de conteúdo, basta adaptar de acordo com o tipo de conteúdo você produz e quais redes você utiliza para publica-los.

Criando um calendário editorial

Pra começar é necessário que você defina a quantidade de conteúdos que você vai produzir e quais são os dias que eles irão ao ar. Por exemplo, aqui pro blog eu quero produzir 2 conteúdos por semana, na segunda e nas sextas, com posts eventuais nas quartas.

Depois de definido isso, você passa para os conteúdos a serem postados nos dias determinados. O calendário mensal é o melhor para quem produz poucos conteúdos por semana, nesse calendário eu vou adicionando os posts que eu quero colocar no ar em cada um dos dias predeterminados. Eu sei, por exemplo que o quadro links da semana vai ao ar a cada 15 dias na sexta-feira, por isso tenho que me organizar para que este conteúdo não atrapalhe um conteúdo mais importante, como uma data comemorativa, por exemplo. Também consigo definir qual o assunto postar primeiro de acordo com as datas comemorativas daquele mês. Depois de preenchido o calendário eu consigo visualizar as minhas prioridades, o que preciso produzir primeiro e o que pode ser deixado pra depois.

É importante que as datas possam ser alteradas se necessário. É comum surgir um assunto mais relevante, ou um imprevisto, por isso o calendário deve ser fácil de ser alterado, se for um calendário impresso faça as anotações a lápis.

Nesse mesmo calendário você também pode adicionar tarefas que você precisa fazer para aquele post, seja uma foto que você precisa tirar, uma pesquisa mais profunda, uma entrevista, etc. Essa listinha pode ser criada em checklist pra você saber o que foi feito e o que ainda precisa ser feito. Também é interessante adicionar o que você fará depois de publicar este conteúdo, onde você irá divulga-lo, a leitura dos comentários e feedbacks, etc.

Quais ferramentas usar

Google agenda

Essa é a ferramenta que eu utilizo, pois é fácil e pratica. Consigo acessa-la em qualquer lugar de qualquer dispositivo com acesso a internet, o que facilita muito a vida, consigo inclusive altera-la, se necessário a qualquer momento, além de poder definir lembretes para determinadas tarefas que precisam ser feitas.

Trello

O Trello é ótimo pois você pode criar um painel de coisas que você quer fazer, está fazendo e que já foram concluídas, além de separar as atividades por cores, por exemplo: o que preciso escrever fica em azul; se for uma foto pra tirar fica em rosa; se for divulgação em vermelho, etc. Eu utilizo o trello como um complemento do google agenda, mas você pode usar o calendário dentro do próprio site deles se você preferir utilizar uma única ferramenta.

Planner/agenda física

Se você é como eu que gosta do bom e velho papel, o planner pode ser um ótimo aliado. O importante é sempre mate-lo atualizado e organizado. De preferência, mantenha uma agenda especifica para o seu calendário editorial, evitando confusões com suas tarefas diárias, tendo uma maior liberdade para escrever e rabiscar, ou desenhar. Calendários mensais de mesa também são úteis.

Quadro na parede

Outra dica útil e muito utilizada por empresas é manter um quadro na parede, onde se colocam as tarefas em post-its, ou escritas em cores diferentes, nas suas respectivas datas. É uma ótima alternativa pra quem é visual.

Essas foram as dicas, espero que tenha ajudado vocês de alguma forma, qualquer dúvida deixe nos comentários, ou entre em contato comigo pelo instagram @justoeublog

You May Also Like

6 comentários

  1. Eu concordo! Faz toda diferença. Uso Google Agenda, Trello, Evernote e anoto algumas coisas no bullet journal.
    Abs
    www.jeniffergeraldine.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. menina, eu conheci um aplicativi novo que to amando, vale a pena conferir, é o notion

      Excluir
  2. Eu sou do time que ama papel e sempre opta por se organizar manualmente.
    Meu calendário editorial fica no meu bullet journal, mas como é um mês com muitos trabalhos com parceiros, acabo fazendo uma visualização geral mensal na agenda específica do blog. E super concordo com você, isso ajuda muito a manter o conteúdo organizado e constante.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  3. Amei o seu post. Até tempos atrás eu não tinha um calendário editorial; até tentei uma vez usando agenda mas não deu muito certo agora estou me organizando no trello. Vamos ver o que acontece né miga hahah

    https://itslizzie.space/

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados para que eu possa responder a todos, lembrando que:
- Só comente se você ler o post, não saia comentando algo baseado pelo titulo/fotos do post.
- Você pode deixar o link do seu blog logo após o comentário que eu vou adorar conhece-lo!
- Spam não é bem vindo, seu comentário não será aprovado e não entrarei no seu blog.

Obrigado pela visita e volte sempre!