Como aproveitar o tempo gasto no transporte público

by - 11:00

Aqui em Porto Alegre o comércio voltou a abrir e com isso muitos voltamos aquela velha rotina de pegar ônibus e sabemos o como isso ocupa nosso tempo. No meu dia a dia eu gasto mais ou menos 2 horas de ônibus pra ir e voltar do estágio. Pesquisas mostram que, em média, brasileiro gasta 1h20 a caminho de sua atividade principal por dia, é quase uma viagem para a praia. E vamos combinar, 2h40 (ida e volta) é muito tempo pra quem tem muitas atividades para serem feitas. Pensando na otimização da minha rotina, adotei alguns hábitos pra usar enquanto estiver no deslocamento de casao para o trabalho, ou do trabalho pra casa em um transporte público e obviamente, como uma boa blogueira que sou, trouxe as dicas para vocês.

Viagem foto criado por freepik - br.freepik.com

Organize sua agenda

Uma ótima alternativa é usar esse tempo de deslocamento para organizar o seu dia a dia. Use a segunda para organizar a semana, a ida pro trabalho para organizar o dia e até mesmo o primeiro dia para organizar o mês. Revise trabalhos que precisa fazer, pesquisas, aulas pra assistir, etc. Encaixe as coisas de uma forma que você consiga realizar.

Ouça podcasts

Eu descobri o mundo incrível dos podcasts recentemente. Ouvir podcasts no onibus é uma ótima alternativa pois mistura a produtividade com o lazer, você pode ouvir podcasts de notícias, de estudos, de um assunto focado na sua profissão, etc... Mesmo que o podcast seja somente entreterimento é super válido pois ajuda muito a relaxar.

Assista uma série

A tecnologia é uma ótima aliada né?! A gente que estuda e trabalha nunca tem tempo para terminar nossas séries e vivemos fugindo de spoilers, uma boa ideia é assistir um epsódio enquanto está se deslocando para o trabalho ou faculdade, isso tornará o tempo dentro do transporte público menos estressante e você poderá conversar sobre a série com seus colegas sem medo de spoiler.

Leia um livro

Essa dica não serve pra todos, muita gente enjoa lendo em ônibus, eu era uma dessas, até descobrir que eu precisava era de um óculos de descanso para ler, usar o computador, etc... Usar o tempo do trageto é ótimo para ler aquele livro que você está querendo ler há um tempo.

Aprenda algo

Às vezes, 1h ou 45min no ônibus pode parecer pouco tempo para isso, mas hoje em dia existem aplicativos ótimos pra isso, um deles é duolingo que já mencionei aqui no blog, onde você faz alguns exercícios rápidos. Além disso existem vídeo aulas curtinhas em alguns canais no youtube, ou outros sites, vale a pena.

E você, tem algum hábito que usa no transporte público para aproveitar o tempo gasto no trajeto diário? Compartilha com a gente :). Espero que essas dicas possam ajudar vocês de alguma forma.

You May Also Like

2 comentários

  1. Eu gasto mais ou menos 3h dentro do transporte para ir e voltar do estágio e eu AMO quando faço algo nesse tempo.
    Sempre levo livro na bolsa, mas raramente consigo ler, geralmente a combinação livro + balanço do ônibus me da sono e eu acabo dormindo, hahaha.
    Eu gosto de baixar episódios de séries e assistir, já fiz muito isso também.
    Ultimamente eu só fico ouvindo músicas no fone e lendo a letra de cada uma pra aprender a cantar.

    Adorei as suas dicas!
    Estante da Pipcoa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante é manter a mente ocupada, nem que seja com a distração, essa de ouvir música e ir lendo é ótima, principalmente agora que o spotify liberou a letra das músicas dentro do aplicativo, amo

      super beijos

      Excluir

Os comentários são moderados para que eu possa responder a todos, lembrando que:
- Só comente se você ler o post, não saia comentando algo baseado pelo titulo/fotos do post.
- Você pode deixar o link do seu blog logo após o comentário que eu vou adorar conhece-lo!
- Spam não é bem vindo, seu comentário não será aprovado e não entrarei no seu blog.

Obrigado pela visita e volte sempre!