Por que escrever um diário em 2021?

by - 18:00

Eu já to cansada de falar como 2020 foi um ano atípico, mas isso é um fato e logo que começou a rolar as notícias desse vírus eu comecei a escrever um diário (altamente influenciada pelo Adriel do NVCD), no início comecei bem perdida, mas depois de um tempo eu entendi que o diário não é só sobre escrever o nosso dia, mas um exercício de autoconhecimento, um despejo de emoções e organização dos pensamento, por isso separei alguns motivos pra você começar a escrever um diário nesse ano que começa.

Organizar seus pensamentos e sentimentos

Vivemos em um mundo que não para, temos muitos compromissos, muitas informações disparam a todo momento, estamos sempre pensando no próximo passo, a vida é agitada demais e por isso acontece de ficarmos muito confusos, muitas vezes. Tirar uns minutos que seja do seu dia para organizar sua mente, só escrever, sem roteiro, só colocar no papel (ou no arquivo digital). Esse exercício nos ajuda a visualizar tudo que esta acontecendo internamente, coisas que as vezes a gente nem sabe que está lá, mas que ao localizar isso pode ter uma grande mudança na sua vida.

Por diversas vezes me sentei pra escrever e percebi que o problema que eu estava tão atucanada para resolver nem era tão grande e ruim assim, também percebi áreas da minha vida que eu preciso trabalhar, mas eu nem sabia, conscientemente, que isso me afetava. Também já entendi que situação X não tinha nada a ver com situação Y, mas sim com situação Z.

Uma forma de desabafar

Esse tópico é uma continuação do tópico anterior. Se você usar o diário para desabafar suas frustrações, angústias, medos, etc, isso vai ajudar muito a aliviar esse sentimento. Parece loucura, eu sei, mas não é, as vezes você só precisava entender melhor o que você estava sentindo. Mas claro, nunca deixe de buscar um profissional, porque se esses sentimentos de forma contínua são um sinal de alerta.

Ferramenta de autoconhecimento

Ao escrever sobre você mesmo, seu dia, sua semana, seu mês, suas conquistas, angustias, gratidão, etc, você aprenderá um pouco mais sobre você. Cada vez que você escreve você se conhece mais. E eu nem preciso dizer que o autoconhecimento é o primeiro passo para o amor próprio e esses são dois elementos que precisamos pra ser feliz.

Algumas observações

O diário não tem regra, é um caderno só seu que você vai usar da forma que você preferir. Faça anotações por dias, semanas, meses, anote pensamentos, desejos, conquistas, letras de músicas, enfim... O que você quiser. Não existe certo ou errado pra um diário, explore sua criatividade se quiser ou faça mais minimalista.

Espero que esse post possa ter inspirado vocês de alguma forma. Me falem nos comentários se vocês tem ou já tiveram diário, se vocês guardam os diários antigos... Vou adorar papear com vocês aqui.



You May Also Like

5 comentários

  1. Dicas preciosas. Escrever é libertador.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  2. amo a ideia de ter um diário (pra fazer morning pages, como a julia cameron fala) mas ainda não consegui consolidar esse hábito na minha vida, haha. faço, paro, abandono por uns dias, volto... e assim vai. de qualquer forma, ter um espaço pra "esvaziar"a cabeça é realmente maravilhoso, ainda mais hoje em dia que estamos o tempo todo cercadas de informação :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas vai fazendo assim mesmo, em algum momento você vai ficar ansiosa por chegar em casa e escrever sobre o dia, ou acordar e despejar as ideias... não tem regra, tem que te fazer bem

      Excluir
  3. Não sei se eu conseguiria manter um diário (por pura preguiça), mas eu iniciei um hábito de — quase — todos os dias escrever 3 coisas pelas quais sou grata, e isso já tem sido um exercício super legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso é ótimo, eu tb fazia, mas nem sempre eu conseguia pensar em tres itens e eu amo escrever, sério, por isso decidi escrever sobre o dia mesmo

      bjs

      Excluir

Os comentários são moderados para que eu possa responder a todos, lembrando que:
- Só comente se você ler o post, não saia comentando algo baseado pelo titulo/fotos do post.
- Você pode deixar o link do seu blog logo após o comentário que eu vou adorar conhece-lo!
- Spam não é bem vindo, seu comentário não será aprovado e não entrarei no seu blog.

Obrigado pela visita e volte sempre!