Porto Alegre e a bandeira preta | desabafo

by - 17:10

Trago a vocês informações da minha cidade, a capital gaúcha, dona do pôr do sol mais lindo do mundo (na minha humilde e gaúcha opinião). Eu amo meu estado, gosto de ser gaúcha, gosto do orgulho que temos da nossa história (mesmo que fracassada), e por mais que saibamos que muitas tradições gaúchas são um tanto quanto racistas, eu acho que não é o caso de invalida-las, mas ressignifica-las, mas isso é assunto para outro post.

foto do famoso chimarrão gaúcho

O que eu venho dizer aqui é que, chegamos na bandeira preta. Desde o início da pandemia, este é o pior cenário que já tivemos, e temos que concordar que tem uma boa parcela de culpa nossa aí. Eu não queria falar sobre política, pois esse post é apenas um desabafo que quero compartilhar com vocês, mas é impossível falar da nossa situação sem tocar nesse assunto "polêmico".

Bem no início disso tudo, soubemos lidar com todo esse caos, as pessoas se desesperaram e acabaram com o estoque de papel higienico do Zaffari? Sim, mas ficamos em casa, mas próximo as eleições aos poucos os comércios foram reabrindo, uma tentativa frustrada de reeleição do nosso ex-prefeito? Talvez. Afinal era inegável o desespero dos comerciantes, que imploravam a retomada das atividades. A questão é que Porto Alegre não estava preparada, e por mais que tenha tido um rígido protocolo a cerca dos atendimentos, ele não foi cumprido.

Lembro bem do dia que fui até o Centro Histórico para minha consulta com a psicóloga (inclusive, sdds) e quando cheguei lá eu tive uma crise de ansiedade pois aquele lugar estava lotado de um jeito que eu nunca tinha visto. As lojas tinham filas que dobravam a esquina, antes mesmo delas abrirem. Pessoas andando sem máscara, conversando e grudadas umas nas outras, realmente, parecia uma lata de sardinha. O protocolo de fechar a loja às 17h (ou 18h, não lembro), não foi cumprido. Eu saia do meu estágio em direção a parada de ônibus e as lojas, apesar de estarem com as portas fechadas (ou semi fechadas), continuavam atendendo e colocando clientes para dentro da loja. Algumas nem tinham a descendia de fingirem estar fechadas, ficavam abertas mesmo. Não precisava muito para ver que isso ia dar errado. Com a posse do novo prefeito, tudo piorou, Porto Alegre reabriu tudo, mandou todos trabalharem, mas não aumentou o número de ônibus circulando na cidade, resultado: ônibus lotados, pessoas sem máscara (ou com a máscara no queixo, o que é muito pior).

No carnaval o povo decidiu curtir, e nem os culpo, porque sinceramente, todos os dias pegamos ônibus lotados, pagando uma passagem caríssima devido as regras de horários para utilização dos TRIs (cartão de passagem), sem nenhuma assistência, nenhum programa de distribuição de máscara ou alcool em gel... Ou seja, ficamos expostos ao vírus o tempo todo. Fomos obrigados a sair de casa, mesmo tendo campanha #FiqueEmCasa, e não podemos curtir uma praia? Ou o pôr do sol do Guaíba por que? Eu sei que é egoísmo, mas sinceramente, parece hipócrita proibir que as pessoas se divirtam em um ambiente aberto com a família, mas obriga-las a estar em um transporte público lotado com pessoas desconhecidas e sem ventilação.

E estamos pagando a conta. Não sei se é exatamente a conta das festas clandestinas de carnaval, ou se é a conta da irresponsabilidade do prefeito eleito (que é mais provável, eu acho que a conta do carnaval ainda está pra chegar). O fato é que agora não temos mais leitos, temos um perfil muito diferente de infectados, pessoas mais jovens e fora do grupo de risco, e estamos na bandeira preta. Ainda não foi decretado o lockdown, isso será discutido na segunda-feira, mas provavelmente, todos os comércios voltarão a fechar, e a conta vai ser ainda pior.

Eu só espero que tudo fique bem, na medida do possível.

You May Also Like

8 comentários

  1. As pessoas estão com uma irresponsabilidade tremenda acreditando que a pandemia acabou. Uma pena.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em Hiatus de verão entre 05 de fevereiro e 08 de março, mas não deixaremos de comentar nos blogs amigos. Também tem posts novos no blog.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  2. Eu fico chocada de ver como tem gente que não acredita nesse vírus, já faz um ano que estamos nesse caos e não melhora

    Beijos ♡ Blog | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai simmmm, eu to bem triste com isso tudo... não sei onde isso vai parar, mas não perco as esperanças

      Excluir
  3. É realmente um assunto complicado, já não tenho mais opinião sobre :/

    Fico feliz que gostou do meu blog hehe :) vi suas postagens "coisas que não gosto no seu blog" achei beeeem legal, e fiquei pensando 'será que o meu blog tem alguma dessas coisas que ela não curte?? porque se ela não curte deve ter várias pessoas que não curtem também' HAHAHHAHAHAHA

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahah é justamente essa ideia que quero passar com esse post, mas ó: pra mim o seu blog é perfeito, amo demais!

      Excluir
  4. Faço jus as suas palavras, espero que tudo fique bem.
    Obrigada por visitar o meu blog e parabéns pelo seu. Já me tornei seguidora e te convido para seguir o meu também.

    www.paginasempreto.blogspot.com

    Beijos

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados para que eu possa responder a todos, lembrando que:
- Só comente se você ler o post, não saia comentando algo baseado pelo titulo/fotos do post.
- Você pode deixar o link do seu blog logo após o comentário que eu vou adorar conhece-lo!
- Spam não é bem vindo, seu comentário não será aprovado e não entrarei no seu blog.

Obrigado pela visita e volte sempre!