Porquê eu não quero flores? | dia internacional da mulher

by - 13:00

O Dia Internacional da Mulher é comemorado todo dia 08/03 e ao longo dos últimos anos vem se levantando um grande debate a cerca de como a nossa sociedade vê esse dia. Apesar das controvérsias a cerca da origem dessa data mas, sabe-se que, apesar do sistema ter transformado a data em algo bonito e feliz, não é exatamente disso que se trata.


a maior homenagem que uma mulher pode receber é respeito

O dia 08 de março foi oficializado como o Dia Internacional Da Mulher pela ONU na década de 1970 e a data simboliza as lutas feministas que reivindicavam, inicialmente, a igualdade salarial e o direito ao voto. Atualmente nossas reinvindicações são outras, mas ainda sim importantes.

A verdade é que, apesar de, teoricamente, já termos conquistado nossos direitos iguais aos dos homens (o famoso artigo 5º da CF), não podemos dizer que temos esses direitos respeitados. Os dados mostram que ainda há diferença salarial entre homens e mulheres, além disso, 47% das mulheres sofrem, ou já sofreram, assédio no ambiente de trabalho e trabalham, em média, 7,5 horas a mais que os homens, devido a dupla jornada. E olha que eu me limitei a falar das relações profissionais, mas sabemos que além disso, enfrentamos problemas sérios de violência, insegurança, preconceito, etc.

E é por isso que não queremos flores no dia 08 de março. Nem flores, nem bombons, nem cartões com mensagens fofas. Não me leve a mal, não é que eu não goste de flores ou de bombons, mas é que não por isso que lutamos. Então sim, iremos amar recebe esse presente em qualquer outro dia do ano, mas antes disso nós queremos ser ouvidas e respeitadas. Queremos nos ver livres de estereótipos que nos tratam como frágeis, dóceis e seres que precisam ser cuidados.

"Feliz" Dia da Mulher.

You May Also Like

7 comentários

  1. Assino embaixo! Nós nem queríamos precisar deste dia, ter este dia. Trocaríamos o dia sem pestanejar por equidade e respeito. Abraço, Leitora Viciada

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente. O maior presente que qualquer homem pode dar a uma mulher nesse dia e em todos os outros do ano é o respeito, coisa que ainda falta e é visivelmente claro na vida. Infelizmente esses direitos iguais só está realmente na constituição, falta muita equidade e a desigualdade salarial realmente ainda existe por aí, porém em formas disfarçadas.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. simmm, no papel a gente tem nossos direitos, mas na prática é bem dificil de ter eles ...

      Excluir
  3. Muito bom o texto! Isso mesmo, queremos RESPEITO. E se os homens quiserem começar a reparação histórica, mandem um PIX pra nós hahahahahaha
    Brincadeiras à parte, quero dizer que super concordo com esse posicionamento. O dia internacional da mulher é um dia de reflexão, de protesto, de luta. Ainda estamos longe do ideal quando se trata de temas como violência doméstica, sexual e psicológica. Uma mulher não tem segurança nem dentro de casa. Que os homens possam abrir os olhos em relação a isso.

    Amei seu blog, Carol ♥
    Beijos,

    Andressa
    Hospedaria de Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um copo d'água e um pix não se nega a ninguém não hahaha

      mas é isso, temos mesmo que entender que o dia não é um dia feliz de comemoração como o natal por exemplo, a gente tem que aprender as diferenças

      beijos
      Carol Justo | Justo Eu?!

      Excluir
  4. Interessante sua reflexão. Esse é o verdadeiro sentido da data.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA voltou do Hiatus de verão cheio de novidades e posts novos!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados para que eu possa responder a todos, lembrando que:
- Só comente se você ler o post, não saia comentando algo baseado pelo titulo/fotos do post.
- Você pode deixar o link do seu blog logo após o comentário que eu vou adorar conhece-lo!
- Spam não é bem vindo, seu comentário não será aprovado e não entrarei no seu blog.

Obrigado pela visita e volte sempre!