Meu método atual de organização

by - 13:00

Acho que métodos de organização é a pesquisa que eu mais faço na internet, sou seguidora assídua de blogs que tenham como tema principal a organização. Não que eu seja uma pessoa totalmente desorganizada, mas eu posso dizer que eu gosto de ter o controle de tudo que me cerca e não era minha organização pessoal que ficaria de fora. Depois de testar inúmeros aplicativos, comprar mil e um cadernos, planners, bullet journals e etc, eu acho que finalmente achei um método efetivo. Já deixo claro que não abandonei os outros métodos, mas a forma que me organizo no dia a dia se resumo a três "caderninhos".

foto com um planner anual, o bullet journal aberto na capa de maio e uma caderneta de to do list

Planner

O planner que eu uso é o planner grampeado tilibra, ele é um planner simples e que tem me ajudado demais. Nele eu faço a visão geral do ano, uso um collor code para facilitar a visualização dos eventos, provas e outras datas importantes. Lá eu consigo também colocar ideias de posts para o studygram, para o blog, etc, como se fosse um calendário editorial, porém mais simples. É ideal para todas as áreas da minha vida e vira e mexe eu escrevo um recadinho ou lembrança do dia no calendário também. Por ser pequeno eu consigo levar pra todo lugar, o que é ótimo.

Bullet journal

Não é novidade pra ninguém que eu sou apaixonada pelo método de bullet journal, mas confesso que dei uma simplificada no meu. Estou usando menos e com certeza o do próximo ano será um caderno muito mais simples. O que eu mais gosto no bujo são as páginas criativas que podemos fazer. Páginas de filmes, séries, desenhos, etc. São as que mais tenho usado no momento, inclusive.

To do list

Fazer a to do list no bullet journal não estava sendo tão produtivo, então resgatei um bloquinho de anotações que tinha em casa e fiz dele um caderninho de to do list diário. Todos os dias de manhã eu coloco o que quero fazer naquele dia e utilizo também um collor code, a medida que vou cumprindo as tarefas vou marcando, ou riscando (se não fiz) e isso tem sido muito produtivo, tenho conseguido cumprir muito mais os meus afazeres depois de adotar o método. Esse bloquinho fica aberto na página do dia na minha mesa.

É essa a combinação perfeita que achei para dar um "jeito" na minha vida e tem funcionado muito. Acho que a única verdadeira novidade aqui é o bloco de to do list porque os outros dois já estavam presentes no meu dia a dia, só precisavam desse complemento pra serem totalmente perfeitos. Mas eu também quero saber de vocês? Quais dicas de organização você me dá?

You May Also Like

12 comentários

  1. guria, eu me considero uma pessoa SUPER organizada, mas eu não consigo utilizar agendas, planners, nem nada do tipo porque me desorganizo totalmente (?) eu sei, não faz sentido nenhum.

    eu apenas confio na minha cabeça e nas coisas que eu preciso fazer e quando eu sinto que posso vir a esquecer de algo, uso aquele "notas autoadesivas" do windows e eh nois

    porém, como boa apaixonada por itens de papelaria, preciso dizer que amei todos os teus caderninhos. esse do to-do list af... PERFEITO.

    um beijo,
    gabi ramalho ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o que importa é que a gente se entenda no próprio método, não existe o método perfeito, o importante é que funcione

      itens de papelaria é TU-DO, por mim eu morava em uma hahahah

      Excluir
  2. Me identifico totalmente com você! Consumo muito conteúdo sobre organização pessoal e vivo um grande dilema: sou muito organizada com meu tempo e as minhas obrigações, mas pouquíssimo organizada com roupas e coisas materiais sabe. Sempre procuro formas de simplificar para ver se consigo melhorar, porém entendo que isso é uma jornada. Amo to-do lists, é o que eu mais fácil, todos os dias. Meu bullet journal anda um pouco abandonado, porque transferi tudo dele para o Notion, e tem dado certo. Enfim, amei suas dicas de organização!
    Abraços!
    Claraaoliveira.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é complicado isso, ando estudando novos métodos em relação ao tempo e organizaçao da vida como um todo, fica de olho no blog que logo tem post sobre isso

      Excluir
  3. Muito bom teu método de organização, eu costumo fazer anotações do que preciso fazer em um caderno ou bloquinho. Mas nem sempre consigo dar conta de tudo que foi anotado, faço aos poucos.
    O planner ajuda muito!
    Beijos
    www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
  4. Um tempo atrás eu tive um Bujo que funcionou até minha depressão dar as caras.
    Hoje em dia tenho algumas formas de organização em diferentes cadernos.
    Tenho um diário, um journal de leitura, um journal de espiritualidade e um journal de common place que é onde escrevo frases/pensamentos que não quero esquecer. E quando tenho muitas coisas á fazer, pego um post-it e faço a lista do que fazer. Nada de sobrecarregar meus dias porque ativa ainda mais minha ansiedade se não consigo alcançar os planos D:

    Beijão,
    Bela
    A Bela, não a Fera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda quero ter um journal de leitura, mas eu acabo juntando tudo no diário. Vou tentar fazer common place, achei a ideia legal

      Post-it para os afazeres é a melhor opção! vi uma vez que o ideal seria colocar apenas 3 itens importantes no to do list, mas estou estudando outros métodos, logo trago novidades aqui

      bjsss

      Excluir
  5. eu amo listar afazeres. <333333333 como não fico muito tempo em casa, gosto de usar o Todolist, q tá sincronizado no meu celular e computador. tudo o que vai surgindo ao logo do dia, já jogo como tarefa.

    outra coisa q amo é o bullet journal. não uso como agenda, mas como diário. adoro decorar as páginas pra depois escrever sobre o dia. <33

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu amo listas hahahah mas não consigo usar as ferramentas digitais, eu esqueço que existem kkk
      meu sonho é que eu consiga usar a agenda do google com mais facilidade

      eu tenho o diário separado do bujo, tudo que dá pra ter um novo caderno eu to fazendo kkkk

      bjssss

      Excluir
  6. Carol, eu amo métodos de organização e antes da pandemia eles funcionavam super bem pra mim. Acredita que comprei um planner 2021 e estou usando muito pouco? Paguei caro e basicamente usei apenas o mÊs de janeiro. Agora ele está parado :(

    Hida

    www.blogdahida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse isolamento mudou nossa rotina mesmo, muitos métodos de organização deixaram de funcionar p mim tb, mas logo tudo volta ao normal, a gente tem que se adaptar mesmo

      Excluir

Os comentários são moderados para que eu possa responder a todos, lembrando que:
- Só comente se você ler o post, não saia comentando algo baseado pelo titulo/fotos do post.
- Você pode deixar o link do seu blog logo após o comentário que eu vou adorar conhece-lo!
- Spam não é bem vindo, seu comentário não será aprovado e não entrarei no seu blog.

Obrigado pela visita e volte sempre!