Ghosting: A maneira moderna de ser escroto

by - 12:31

(Fonte)
Resolvi escrever sobre uma situação que até a pouco nem sabia que nome tinha: ghosting. Ghosting é a atitude de ignorar uma mensagem recebida numa rede social digital. 
Antes de me aprofundar é muito interessante pensar que não é de hoje que esse tipo de atitude existe. Acredito que pela massificação das redes sociais digitais, se popularizando, trouxe a tona esse comportamento por maiores grupos. Eu lembro bem quando eu conversava com uma amiga, e isso a uns 6 anos atrás e de todas pessoas com quem eu conversava ela era a única que não respondia, mas também não me bloqueava, não era ríspida, não dava corte. Óbvio que eu ficava em dúvida quanto aquela atitude, não sabia realmente o motivo de ser amiga, conversar em alguns momentos e outros não estar lá. Sempre culpei a questão do serviço de internet pois nosso país ainda não é primeiro mundo, duvidar de uma amiga é um dos últimos pensamentos que vem a cabeça. Longa história resumida, um dia a gente cansa e bloqueia a amiga, xingando antes, obviamente.
Depois desses 6 anos nunca havia feito uma reflexão sobre o tratamento dado a mim pela minha "amiga". Ultimamente andei fazendo novas amizades, e eu achei estranho a situação se repetir, não apenas com uma pessoa, mas com várias. Estava vendo algumas notícias numa rede social e me deparo com esse termo: "ghosting". Só pela curiosidade comecei a ler e me deparo com algo fascinante. Da mesma maneira que sofri bullying e não podia me defender, pois como explicar algo sem nome? Acabo por entender algo novo e antigo, algo que sempre existiu porém se adaptou. Sim, a nova escrotice social adaptada.
Quero primeiro salientar o que é escrotice social. Quando uma pessoa é falsa, dissimulada, duas caras, falta o respeito, te engana, esta pessoa é escrota. E qual a relação entre não responder uma mensagem e ser escroto? Quando tu manda uma mensagem, é uma forma de comunicação, que exige um retorno (do contrário não é comunicação), então ao receber e ignorar é como se tu estivesse mentindo que recebeu, que não leu. Vamos colocar um limite para nos situarmos que uma situação é a pessoa demorar uma, duas, três horas para responder (depois de visualizar), outra é desaparecer por 5 dias e querer agir normalmente após, sem explicar. A única razão que eu consigo pensar pra uma pessoa agir assim é uma fragilidade na personalidade. Ou a pessoa está passando por um momento muito anti-social nocivo na vida em que está preferindo fugir da responsabilidade de conversar, responder, informar ou está realmente sendo escrota.
Acho interessante lembrar e deixar bem marcado que as redes sociais e os meios são neutros sempre, pois são apenas ferramentas. São geradas ferramentas democráticas que respeitam noções sociais básicas. Se tu quer conversar, a conversa vai ser transparente, e se tu não quiser conversar, vai ficar transparente também ao se bloquear a pessoa. Não existe razão para se fantasiar ou se dissimular ao utilizar mídias sociais. Elas são transparentes pois representam como deveriam ser a nossa maneira de ser. Porém, existem pessoas e maneiras para sobrepujar o que a tecnologia luta pra vencer, a melhora da comunicação.
Poderia me alongar, mas vou finalizar com algo que não poderia deixar de estar aqui. Tentamos a todo momento criar alternativas para nos entendermos, mas a base está sempre na tradução do cara-a-cara. Se alguém estiver fazendo ghosting contigo, pode ter certeza que essa pessoa e nada são a mesma coisa.
Texto escrito por: Breno Campos Bazanela 

You May Also Like

4 comentários

  1. Nossa, não sabia que tinha nome, confesso que ignoro muitas mensagens que recebo, mas prefiro ficar sem falar do que falar por falar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas dai você pode dizer que não quer falar, que não tem assunto, sumir é muito escroto

      Excluir
  2. Caraca, nem sabia que havia nome pra isso. E fogo mesmo é quando as pessoas agem assim, de foma babaca e tal... :/
    Beijoo

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados para que eu possa responder a todos, lembrando que:
- Só comente se você ler o post, não saia comentando algo baseado pelo titulo/fotos do post.
- Você pode deixar o link do seu blog logo após o comentário que eu vou adorar conhece-lo!
- Spam não é bem vindo, seu comentário não será aprovado e não entrarei no seu blog.

Obrigado pela visita e volte sempre!