5 gastos para tirar do seu orçamento

by - 11:00

Estamos vivendo em tempo de crise no país e parece que finalmente essa crise saiu das empresas e começou a se espalhar também para o dia a dia do brasileiro, do trabalhador assalariado... Eu ganho pouco e pago aluguel, mas sempre consegui viver razoavelmente bem, mas nos últimos meses a coisa vem ficando apertada. A comida está cada vez mais cara, a gasolina ta lá em cima e a passagem não ta ajudando ninguém.
Eu não sei o que chega a cinco reais primeiro, se é o dólar, a gasolina ou a passagem do ônibus, façam suas apostas nos comentários. Mas o fato é que com o orçamento cada vez mais apertado (eu tive redução de comissão no trabalho) acabei tendo que enxugar alguns gastos do meu orçamento e baixei um aplicativo para controlar meus gastos e em pouco tempo de uso cheguei a conclusão que tem muito dinheiro sendo gasto sem necessidade.

Alimentos perecíveis

Ta ai algo que eu faço muito. Aqui em casa moram dois, eu e o meu namorado, porém os alimentos como fruta, verdura, iogurte light, só eu como e já aconteceu muito de eu comprar e deixar estragar. Mesmo sendo gastos pequenos, na maioria das vezes, é um gasto que somando ele vai pesando no orçamento, estou tomando um cuidado de comprar só aquilo que eu realmente vou comer e aproveitar ao máximo o alimento. Exemplo, eu comprei um cacho de banana mas só comi 2, vamos pegar as restantes e fazer um bolo, talvez.

Lanche nos intervalos

Esse é um gasto quase que normal na rotina de quem trabalha, faz faculdade, fica fora por muito tempo. No meu trabalho eu ganho o vale alimentação e é muito comum as pessoas gastarem todo o vale, que deveria ser para o mês todo, na primeira quinzena do mês e quando acaba o vale eles usam o dinheiro mesmo, mas gente, se você somar cada pequeno gasto com lanche, por exemplo cinco reais em um sanduíche não é caro, mas se você gastar todo dia, de segunda a sexta, só de sanduíche você vai gastar cento e dez reais, em um ano são R$1320,00 que você gastou atoa. Optar por lanches caseiros sempre sai mais barato e mais gostoso.

Café na rua

Eu estava gastando muito dinheiro em café nos últimos meses e nem me dava conta, eram só dois reais, não vai fazer diferença na minha vida, eu esquecia de levar meu café e frequentemente comprava um copo de café com leite, até que um dia eu percebi que dois reais é muito caro, exemplo, se eu comprar, de segunda a sexta, todos os dias um café, na semana eu gasto dez reais que dá pra comprar 2 L de leite e mais um café solúvel e fazer 10 cafés, o dobro do que eu tomava! E ainda arrisco dizer que sobra umas moedinhas pro cofrinho.

Assinatura mensal (TV, comida, etc)

Essa é comum até demais, aposto que você pagar por alguma assinatura que mal utiliza, como por exemplo o spotify, o netflix, a TV a cabo, o plano móvel, alguma caixa mensal... Deve ter alguma coisa no mês que você paga e mal utiliza, que tal cortar esse gasto? Por exemplo, digamos que você tenha um plano de telefonia móvel que custe cinquenta reais, mas você quase não usa esse plano porque tem wi-fi em casa e os lugares que frequenta também possuem wi-fi, você pode reduzir o plano para um mais barato ou utilizar o pré-pago, assim tudo o que você carregar você irá utilizar.

Cartão de crédito

Isso é algo que eu não tenho mas sei que muita gente tem e acaba se ferrando com esse cartãozinho inofensivo. Além de sempre pagar juros quando se parcela uma compra, você cria uma ilusão de que tem o dinheiro, que na verdade não tem. Por mais difícil que pareça, tente sempre pagar a vista suas compras, você vai sempre ganhar um desconto e ainda se livrar da bendita da anuidade do cartão. Economizando um bom dinheiro ao final do ano, além de que vai ajudar a controlar as compras por impulso.

E ai, gostaram? Espero que esse post possa ser útil pra você, falei um pouco sobre minha experiencia com os gastos que estavam exagerados, até um pouco demais e isso com certeza vai me ajudar a mudar a forma com que encaro meu dinheiro, uma boa ideia é reduzir o valor, mesmo que você não precise e economizar para assim, quem sabe fazer uma viagem, um passeio, comprar aquele item super caro que você tanto quer! E aí, vamos começar a semana economizando?

Me acompanhe nas redes sociais:

You May Also Like

17 comentários

  1. Amei esse post! Se formos somar essas pequenas despesas, no final do mês é um valor bem grande.
    Há uns três anos, fazíamos compras grandes e sempre perdia uma coisa ou outra, mas hoje compramos apenas o que realmente precisamos.
    Mudei o plano do celular pra um bem mais em conta e que me serve da mesma maneira.
    E esse mês cancelei a conta do Netflix e acho que vai ficar tudo bem! Hahahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom economizar, eu vejo muita gente reclamar do netflix que não tem nada bom, por isso nem assisto hauhsduh

      Excluir
  2. verdade, eu também senti muito no bolso com essa crise, estou fazendo compras de coisas não durar muito, não comer fora é o que mais funciona na economia, pena que é tão difícil :(

    Blog Entre Ver e Viver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nem me fala, mas a gente supera, tb acho o melhor jeito <3

      Excluir
  3. Muito legal o post, Carol! É incrível como quando a gente corta gastos pequenos aqui e ali - seja 20,00 do netflix, 2 reais do café, 10,00 do spotify, etc - no final do mês a diferença é enorme! E pra ficar mais impressionada ainda é só fazer x12 e ver quanto isso impacta no orçamento em um ano. Pequenas economias fazem muita diferença. <3

    ResponderExcluir
  4. Menina, eu sei bem como é esse negócio de redução de gastos. É sempre super fácil ir gastando mais quando o orçamento sobe, mas quando aperta... nossa! Eu super sigo algumas dicas, como preparar meu próprio café em casa e levar numa garrafinha térmica (principalmente porque eu tomo MUITO café!) e levar lanchinhos de casa. De assinaturas, eu só tenho o spotify, netflix e o celular, que são coisas que eu realmente uso bastante, não tenho como negar.
    Adorei as dicas!

    Beijos
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado das dicas <3
      Ta osso a coisa, hoje fui no mercado e gastei um pouco mais de duzentos reais e isso que eu cortei muita coisa da lista e comprei só um corte de carne de porco! Ta ruim a coisa

      Excluir
  5. Primeira coisa que abolimos daqui de casa foi o cartão de crédito, nossa, como aliviou nossas contas! Amei suas dicas! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  6. Útil esse post, viu? Felizmente alimentos perecíveis aqui em casa não estragam, eu adoro frutas e tudo acaba rápido, assinaturas aqui também são bem utilizadas. São gastos a mais, porém nesses casos valem a pena. Sobre os lanches nos intervalos ou na rua, eu cortei. Fazia lanche na faculdade e resolvi parar pra gastar menos. Passagem de ônibus gastava duas por dia (já cheguei a gastar TRÊS) e isso é um gasto ABSURDO por dia, a passagem aqui é R$3,95! Então agora estou saindo de casa só a pé e volto de ônibus, dessa forma é só uma passagem gasta... até porque é perigoso andar sozinho a hora que volto pra casa. Cartão de crédito nem precisa falar, né? KKKKKK Monstrinho que devora sem você perceber!

    Sexta Dimensão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, passagem de ônibus é um horror! Aqui em porto alegre ta R$4,05 pra andar igual uma sardinha! Que bom que você consegue cortar esse gasto pelo menos para a ida, já é um bom dinheiro que sobra no fim do mês...

      Excluir
  7. Tirei do meu orçamento a compra de esmaltes e diminui as compras a quase zero no cartão de credito. Não que eu estou na onda minimalista, mas aprendi a ver que essas coisas estavam impedindo que eu realizasse outras compras e sonhos mais importante. Bjs
    www.blogflorescer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, às vezes a gente acha que é dinheiro pouco mas quando poe na ponta do lápis... Lá vai grana

      Excluir
  8. Olá
    Aqui em casa todo gasto desnecessário é cortado. Só meu marido trabalha fora, e temos um filho pequeno. Já cortamos a TV, já que usamos somente Netflix e Internet pra assistir qualquer coisa. Ficou o pacote básico pra emergências. Evitamos comer fora e pedir comida. Marido leva marmita pro serviço. Sempre que saio com o bebê, levo mamadeira cheia e um lanchinho, ai diminui muito a probabilidade de gastar algo na rua. São pequenas coisas, mas que fazem diferença.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A marmita salva vidas, de verdade!
      A TV eu só não cancelo porque meu plano é muito barato mesmo, se não ela também já ia!
      Eu nem sei o que faria se eu tivesse um neném porque tudo que vejo é caro demais... Mas a gente vai economizando sempre e torcendo pro dinheiro render!!!

      Excluir
  9. São coisas simples que a gente nem percebe, achando que R$1 aqui, R$5 ali não fazem diferença, mas no fim do mês somando tudo dá um dinheiro que realmente faz falta. Tenho evitado muito gastos desnecessários, com lanches na rua, coisas que eu comprava no impulso e depois não usava, tem ajudado bastante no orçamento.

    De passagem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, acho que esses pequenos gastos são nosso maior inimigo

      Excluir

Os comentários são moderados para que eu possa responder a todos, lembrando que:
- Só comente se você ler o post, não saia comentando algo baseado pelo titulo/fotos do post.
- Você pode deixar o link do seu blog logo após o comentário que eu vou adorar conhece-lo!
- Spam não é bem vindo, seu comentário não será aprovado e não entrarei no seu blog.

Obrigado pela visita e volte sempre!