Explorando a criatividade | #SEXTADOBLOG

by - 12:54

Hoje é mais um dia do projeto #SEXTADOBLOG, onde alguns blogueiros se reunem para fazer um post relacionado a blogosfera, em comemoração ao mês do blog. Quando fui convidada para o projeto eu fiquei muito feliz, achei que teria assunto para todos os dias e até além, mas chegou a 2ª sexta-feira e eu passei a semana inteira tentando buscar um assunto para explorar aqui e não achava de jeito nenhum, eu não estava sendo criativa, até que pensei "bem que isso pode se tornar um post" e aqui estou eu. Reuni algumas dicas para você explorar sua criatividade. Essas dicas podem ajudar qualquer pessoa que trabalhe com criação de conteúdo. Sem mais delongas, vamos ao post.
 
Criatividade é uma habilidade humana, não é um dom que você tem ou não tem. E como toda habilidade é necessário um treinamento e um preparo para se aperfeiçoar. Ser criativo não é ter ideias ótimas a todo momento, mas saber aproveitar pequenas ideias e assuntos do dia a dia.

Mantenha uma vida social ativa

A gente ouve muito por ai que grandes nomes das invenções eram mais antissociais e reclusos, mas temos que entender que, quando se trabalha com criação de conteúdo recorrente é necessário que se tenha um ciclo social ativo, e diverso. A maioria das ideias não vem de dentro de nós, mas sim de conversas e observações externas do mundo. Manter conversas sobre todos os tipos de assunto e com diferentes tipos de pessoas faz com que seu mundo se abra a novos caminhos, lhe proporciona conhecimentos e ajuda na hora de criar.

Tenha um caderno de ideias

Parece bobagem, mas às vezes temos ideias incríveis, mas ao longo do dia, com as obrigações, tarefas e etc, acabamos esquecendo e as deixando passar. Ter um caderno físico, uma agenda digital, um grupo no whatsapp só com você, que seja, para anotar suas ideias é muito importante. Esses dias mesmo eu estava revisando algumas ideias que eu tinha anotado anos atrás e pude desenvolver alguns posts a partir delas.

Mantenha um diário

Quando eu era pré-adolescente, ter um diário era incrível, um lugar para colocar tudo o que eu fiz no dia e colocar para fora meus sentimentos, mas depois que cresci eu abandonei esse hábito, até que o Adriel me influenciou digitalmente e eu comecei a escrever meus pensamentos. Esses dias um simples desabafo me mostrou ser um excelente post, que vai pro ar daqui uns dias. Sem contar que, se o seu processo criativo inclui a escrita, manter o hábito de escrever ajuda muito.

Saia da rotina

Ter uma rotina é importante, mas às vezes a gente precisa quebrar essa rotina, fazer algo diferente do habitual, visitar um lugar diferente, assistir uma série com um assunto que você nunca assistiria, dançar, cantar no chuveiro, conhecer músicas novas... Isso tudo ajuda a nos tirar daquela zona de conforto que pode ser fatal para a criatividade.

Exercite o cérebro

Exercitar o cérebro é tão importante quanto exercitar o corpo, para manter uma mente saudável e produtiva não podemos esquecer de dar atenção ao cérebro. Para isso pode-se montar um quebra-cabeças (eu amo!), fazer palavras-cruzadas, aprender algo novo, jogar xadrez ou algum jogo diferente, meditar... Enfim, são infinitas as possibilidades, ache aquilo que se encaixa com você e comece hoje mesmo.

 

Essas foram algumas dicas que me ajudam muito no dia a dia, seja para fazer meu bullet journal, um post aqui no blog, ou escrever pensamentos que nunca ninguém mais vai ler. Espero que ajude vocês de alguma forma e se você tem alguma dica, ou truque que te ajuda, deixe aqui nos comentários.


Não esqueça de conferir o post dos outros blogs participantes: Não me venha com desculpas | Like Paradaise | Tô Pronta | Inventando Assunto | Profano Feminino | Confabulando | Algumas Observações | Sweet Luly | Pandinando | Camila por aí

You May Also Like

12 comentários

  1. Oi, Carol!
    Eu ADORO esse tema! :D
    Acho mesmo que a criatividade é um exercício e que se manter em movimento ajuda no processo!
    Sou aloka dos cadernos e diários tbm!

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a loucura pela papelaria é o um dos requisitos pra ser blogueira kkkkk amo

      Excluir
  2. oiiii!

    acho que tudo tudo pode ser resumido em: sair da mesmice. quando a gnt fica estagnado, é bem provável baixar o tédio.

    eu odeio fazer mais do mesmo, sabe?! gosto sempre de tá criando algo novo e pra fazer isso, é necessário sair da caixinha e se jogar no mundo. infelizmente, a gnt tá preso em casa por conta da quarentena, mas dá inovar, né? receitas novas, filminhos... e isso tudo pode virar pauta pro nosso brógui. <3

    bjs!

    Não me venha com desculpas - Adriel Christian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. simmmm, o tédio é o inimigo da criatividade, mas como você disse, sempre tem como inovar ;)

      Excluir
  3. Acredito que a criatividade nada mais é que a forma que encontramos para lidar com problemas que parecem não ter solução. No seu caso você estava sofrendo de bloqueio criativo e usou sua criatividade para criar algo como isso, logo resolveu o problema criando uma postagem inspiradora para quem lê!

    Sair da rotina e da nossa zona de conforto sempre rende coisas interessantes quando a gente se dispõem a fazer isso. =)


    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. simmmm, o problema é saber que precisamos sair dessa zona de conforto, temos que manter um exercício constante de atividades diferentes pra não nos acomodarmos

      Excluir
  4. Resumiu tudo em um post! É muito importante sair da mesmice, explorar coisas novas e manter o cérebro ativo. Todo mundo tem essa ideia que as pessoas criativas devem passar horas sozinhas para ter tempo de produzir, mas a verdade é que todo o processo criativo não precisa ser solitário. Adorei o post.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmmm, e inclusive, as vezes a solidão pode ser ruim para o processo criativo, temos que saber o que nos motiva. Fico feliz que gostou do post.

      Excluir
  5. Eu amei suas dicas. Diário pra mim é umma coisa que eu não consigo manter de jeito nenhum ahahha, mas irei tentar seguir um pouco essa dica. Sair da mesmice no meio da quarentena é bem desafiador viu?
    Ah, preciso falar que amei esse quadro já andei visitando os blogs participantes e que iniciativa linda a de vocês <3

    Diário de uma desastrada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei muito feliz que gostou do projeto, <3
      Mantenha o hábito de escrever, não necessariamente um diário, se isso não funciona pra você, tente escrever um sonho, uma ideia, etc... não precisa ser todo dia, mas em uma frequencia considerável, isso já vai ajudar muito.

      bjssss

      Excluir
  6. Ter a vida social ativa é bom principalmente pra gente se manter atualizado em tudo. Não consigo me imaginar sem conversar com outras pessoas. Acho que eu surtaria. Meu grupo no WhatsApp que só tem eu é uma loucura, mas tá tudo lá, hahaha! Algumas coisas até esqueço, daí prefiro deixar nas notas do celular mesmo. Isso de ter um diário, eu não tenho, mas tenho um livro que se chama Uma Pergunta por Dia e tem linhas pra 5 anos, então quando eu vou escrever na linha desse ano, vejo a do ano passado e consigo dar uma analisada se melhorei ou piorei com o passar dos anos, hahaha! E as perguntas são bem boas. Como a gente tá nessa pandemia, minha rotina tá sendo alterada dentro de casa mesmo. Um dia me sinto bem em um lugar, outro dia me sinto bem em outro e assim eu vou carregando meu notebook de um lado pro outro, hahaha! Meditar é muito bom! Agora eu to procurando um jogo pra viciar, haha! Adorei demais as suas dicas! Já testei e elas funcionam mesmo.
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que gostou das dicas.
      Aqui em casa eu também vou de um lado pro outro, esses dias eu deitei no chão da sala, naqueles tapetinhos peludos, sabe?! e fiquei lá, deitada no sol, cheguei a dormir sem querer kkkkk mas assim pelo menos eu não surto. Queria ter um pátio, pelo menos assim eu teria mais opções kkkkkk só falta eu levar o notebook pro banheiro

      Excluir

Os comentários são moderados para que eu possa responder a todos, lembrando que:
- Só comente se você ler o post, não saia comentando algo baseado pelo titulo/fotos do post.
- Você pode deixar o link do seu blog logo após o comentário que eu vou adorar conhece-lo!
- Spam não é bem vindo, seu comentário não será aprovado e não entrarei no seu blog.

Obrigado pela visita e volte sempre!