Porquê eu não quero flores? | dia internacional da mulher
O Dia Internacional da Mulher é comemorado todo dia 08/03 e ao longo dos últimos anos vem se levantando um grande debate a cerca de como a nossa sociedade vê esse dia. Apesar das controvérsias a cerca da origem dessa data mas, sabe-se que, apesar do sistema ter transformado a data em algo bonito e feliz, não é exatamente disso que se trata.
O dia 08 de março foi oficializado como o Dia Internacional Da Mulher pela ONU na década de 1970 e a data simboliza as lutas feministas que reivindicavam, inicialmente, a igualdade salarial e o direito ao voto. Atualmente nossas reinvindicações são outras, mas ainda sim importantes.
A verdade é que, apesar de, teoricamente, já termos conquistado nossos direitos iguais aos dos homens (o famoso artigo 5º da CF), não podemos dizer que temos esses direitos respeitados. Os dados mostram que ainda há diferença salarial entre homens e mulheres, além disso, 47% das mulheres sofrem, ou já sofreram, assédio no ambiente de trabalho e trabalham, em média, 7,5 horas a mais que os homens, devido a dupla jornada. E olha que eu me limitei a falar das relações profissionais, mas sabemos que além disso, enfrentamos problemas sérios de violência, insegurança, preconceito, etc.
E é por isso que não queremos flores no dia 08 de março. Nem flores, nem bombons, nem cartões com mensagens fofas. Não me leve a mal, não é que eu não goste de flores ou de bombons, mas é que não por isso que lutamos. Então sim, iremos amar recebe esse presente em qualquer outro dia do ano, mas antes disso nós queremos ser ouvidas e respeitadas. Queremos nos ver livres de estereótipos que nos tratam como frágeis, dóceis e seres que precisam ser cuidados.
"Feliz" Dia da Mulher.
7 comentários
Assino embaixo! Nós nem queríamos precisar deste dia, ter este dia. Trocaríamos o dia sem pestanejar por equidade e respeito. Abraço, Leitora Viciada
ResponderExcluirexato!
ExcluirConcordo plenamente. O maior presente que qualquer homem pode dar a uma mulher nesse dia e em todos os outros do ano é o respeito, coisa que ainda falta e é visivelmente claro na vida. Infelizmente esses direitos iguais só está realmente na constituição, falta muita equidade e a desigualdade salarial realmente ainda existe por aí, porém em formas disfarçadas.
ResponderExcluirBeijos,
Mundo Perdido da Carol
Instagram: @carolinsweet
Fan Page
simmm, no papel a gente tem nossos direitos, mas na prática é bem dificil de ter eles ...
ExcluirMuito bom o texto! Isso mesmo, queremos RESPEITO. E se os homens quiserem começar a reparação histórica, mandem um PIX pra nós hahahahahaha
ResponderExcluirBrincadeiras à parte, quero dizer que super concordo com esse posicionamento. O dia internacional da mulher é um dia de reflexão, de protesto, de luta. Ainda estamos longe do ideal quando se trata de temas como violência doméstica, sexual e psicológica. Uma mulher não tem segurança nem dentro de casa. Que os homens possam abrir os olhos em relação a isso.
Amei seu blog, Carol ♥
Beijos,
Andressa
Hospedaria de Palavras
Um copo d'água e um pix não se nega a ninguém não hahaha
Excluirmas é isso, temos mesmo que entender que o dia não é um dia feliz de comemoração como o natal por exemplo, a gente tem que aprender as diferenças
beijos
Carol Justo | Justo Eu?!
Interessante sua reflexão. Esse é o verdadeiro sentido da data.
ResponderExcluirBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA voltou do Hiatus de verão cheio de novidades e posts novos!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Os comentários são moderados para que eu possa responder a todos, lembrando que:
- Só comente se você ler o post, não saia comentando algo baseado pelo titulo/fotos do post.
- Você pode deixar o link do seu blog logo após o comentário que eu vou adorar conhece-lo!
- Spam não é bem vindo, seu comentário não será aprovado e não entrarei no seu blog.
Obrigado pela visita e volte sempre!