Checklist: faxina de final de ano

by - 13:00

Dezembro sempre trás consigo aquela vontade de renovar tudo, de começar do zero, de traçar novos planos, agradecer tudo de bom que aconteceu e vamos combinar que esse ano, em especial, essa vontade de renovar as energias está mais forte do que nunca. Já chegamos em dezembro com a noticia de que já temos uma vacina pronta, então pode vir 2021 que já estamos prontos (ou não, depende).

Fonte: freepik

Uma das formas de começar o ano bem é fazendo a famosa faxina de final de ano, que nada mais é do que aquela limpeza geral, aquela faxina que mistura a limpeza com a organização e o desentulho, este é o momento de tirar tudo que não lhe serve mais, doar o que pode ser doado e se desfazer do que não faz mais sentido. Esse ano eu pretendo fazer o faxinão, não só pra me livrar da nhak que foi esse ano e de todas as energias ruins, mas também por causa dos projetos que já estão encaminhados para 2021, então resolvi compartilhar aqui o meu processo pra inspirar e ajudar vocês no processo de vocês.

Para não me sobrecarregar eu vou dividir tudo por cômodos e o meu método para fazer isso funcionar é começar do quarto, depois passar para o escritório, banheiro e depois sala e cozinha. Os quartos são os cômodos que eu menos faxino aqui em casa, geralmente é aquela limpeza e organização normal do dia a dia, mas escondido nas gavetas e armários tem muita bagunça para arrumar e, por mais que seja um trabalho menos "pesado" é um trabalho que vai demandar mais tempo e paciência.

Quarto

  • Separar todas as roupas, sapatos e acessórios em quatro categorias: manter, reformar, doar e jogar fora;
  • Lavar roupas guardadas a mais tempo e todas as roupas para doação;
  • Separar e levar na costureira todas as roupas da categoria reformar;
  • Limpar todo o armário (por dentro, por fora e em cima dele);
  • Separar todas as roupas de cama em três categorias: manter, doar, jogar fora;
  • Lavar todas as roupas de cama para doação;
  • Lavar travesseiros e higienizar colchão e cama box;
  • Organizar a gaveta de meias (a gaveta mais esquecida da vida);

Escritório

  • Limpeza das gavetas;
  • Organização das pastas;
  • Levar os livros para doação;
  • Jogar fora as canetas sem tinta;
  • Separar e organizar os documentos;
  • Organizar os fios e carregadores guardados (jogar fora os que não funcionam mais);
  • Levar as baterias e pilhas velhas para o descarte;
  • Levar as tampinhas de garrafa para a ONG;
  • Limpar computadores e telas;

Banheiro

  • Organizar armário;
  • Lavar rejuntes;
  • Lavar lixeira;
  • Lavar paredes;
  • Faxina geral

Sala

  • Lavar pallets do sofá (sim, isso dá muito trabalho);
  • Organizar armários;
  • Faxina Geral

Cozinha

  • Organizar armários;
  • Organizar e limpar gavetas;
  • Lavar paredes;
  • Lavar forno;
  • Lavar geledeira;
  • Lavar microondas;
  • Lavar e trocar o filtro

Digital

  • Fazer uma limpa nas redes sociais (instagram, facebook e youtube);
  • Limpar a galeria do celular;
  • Fazer backup dos arquivos;
  • Trocar a senha de todas redes sociais (estou tentando fazer isso pelo menos uma vez por ano);
  • Organizar pastas do drive;
  • Escanear documentos.

Essa é a minha checklist, você pode adapta-la para a sua realidade, segui-la a risca, imprimir e até se inspirar para fazer a sua própria. Espero que tenha ajudado vocês.

You May Also Like

7 comentários

  1. guria, uma das faxinas que eu mais amo fazer é essas que a gente revira a casa inteira sabe haha eu AMO colocar coisa fora (seja lixo ou doação). me dá a sensação de estar renovando as energias, colocando coisas que não são mais úteis pra mim pra fora, liberando espaço pra coisas novas kkk

    a bem da verdade é que eu sou muito suspeita pra falar de faxina porque eu amo fazer e tô sempre inventando uma limpeza nova por aqui haha

    um beijo,
    gabi ramalho ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu odeio fazer faxina kkkk mas a faxina de final do ano é sempre muito boa pq renova tudo mesmo, me sinto pronta para encarar um novo ano sabe?! bjsss

      Excluir
  2. Amei o checklist. Sempre gosto de fazer uma super faxina e me livrar de tudo que não quero mais, mas entrar no novo ano renovada.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa achei ótima a lista eu preciso limpar arquivos do celular, notebook e preciso separar mais peças pra doar, tirei dois sacos, mas ainda quero tirar mais um.
    Beijos!
    Pam Lepletier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu to até nervosa de realizar a limpeza digital huahsuahush mas preciso e vou encarar isso
      A limpa no guarda roupa já me gerou um saco de roupa p doar e outro p jogar fora

      Excluir
  4. Também preciso desentulhar o meu guarda-roupa.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados para que eu possa responder a todos, lembrando que:
- Só comente se você ler o post, não saia comentando algo baseado pelo titulo/fotos do post.
- Você pode deixar o link do seu blog logo após o comentário que eu vou adorar conhece-lo!
- Spam não é bem vindo, seu comentário não será aprovado e não entrarei no seu blog.

Obrigado pela visita e volte sempre!