3 filmes sobre a luta feminista | Dia das mulheres

by - 09:43

Hoje, dia 8 de março é considerado o Dia Internacional da Mulher, essa data simboliza as lutas feministas que reivindicavam, inicialmente, a igualdade salarial e o direito ao voto. Mesmo as mulheres tendo conquistado o direito ao voto e, em tese, a igualdade salarial, a luta continua, com outras reivindicações. Para não deixar passar essa data em branco, no post de hoje eu resolvi trazer uma lista de filme que retrata essa luta das mulheres.

Felicidade por um fio

Esse filme trata mais de uma questão atual do feminismo, que é a luta contra o padrão de beleza, nesse filme, Violet Jones foi criada com a ideia de que deveria odiar seu cabelo, sua mãe alisava seu cabelo desde que se lembra por gente e esse comportamento se repete em sua vida. Já adulta, Violet é uma publicitária bem-sucedida e que se importa muito com a aparência, mas que após uma desilusão resolve repaginar o visual e começa o caminho da aceitação do seu cabelo. Esse filme é incrível em todos os aspectos, mostra a dor em se submeter ao padrão de beleza e a dor ao se desprender dele.

As surfragistas

Esse filme trás a história de mulheres que enfrentaram seus limites na luta pela igualdade e direito ao voto. O filme trás todos os contextos históricos envolvidos e mostra como foi extremamente dificil esse movimento para as mulheres que muitas vezes foram julgados pela própria família e conhecidos, além das agressões sofridas pelo poder público. Apesar de super importante e pertinente o filme é centrado na questão do feminismo branco.

Estrelas além do tempo

Por fim, um filme baseado numa história real, que fala da tragetoria de três mulheres negras que no auge da corrida espacial trava entre EUA e Rússia, tiveram destaque e fizeram história. Nesse filme percebe-se que, de certa forma, as mulheres já tem alguns direitos conquistados, porém ainda há a diferenciação das pessoas negras das brancas. Esse filme é uma parte da história do feminismo negro, no filme conseguimos ver, sem duvidas, que o feminismo não abrange todas e que a luta das mulheres negras é bem diferente da luta das mulheres brancas.


Enfim, um "feliz" dia da mulher, que nesse dia, para além das comemorações e dos bombons recebidos no trabalho, possamos refletir a luta das mulheres que vieram antes da gente e continuemos a luta pelas e para as mulheres que vierem depois da gente.

You May Also Like

5 comentários

  1. Feliz Dia da Mulher para você! Quero muito ver 'As sufragistas', pois foi o único que não assisti ainda.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  2. Que legal fazia tempo que não lia sobre algo assim. Parabéns ao autor, matéria ótima

    ResponderExcluir
  3. Amei as indicações, só vi felicidade por fio, preciso ver outros.

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados para que eu possa responder a todos, lembrando que:
- Só comente se você ler o post, não saia comentando algo baseado pelo titulo/fotos do post.
- Você pode deixar o link do seu blog logo após o comentário que eu vou adorar conhece-lo!
- Spam não é bem vindo, seu comentário não será aprovado e não entrarei no seu blog.

Obrigado pela visita e volte sempre!