Como você vê o futuro?

by - 13:42


A pouco tempo li um post no blog Caligrafando-te que seria uma espécie de carta para a humanidade no futuro (Uma cápsula do tempo) e eu fiquei extremamente encantada pelo texto e fiquei pensando sobre o futuro da humanidade. Juntei o que eu li no post, com o que eu vi nos filmes Gattaca e O 6º dia (resenha aqui) e fiquei pensando se o futuro pode ser realmente catastrófico ou se pode evoluir para algo bom. Afinal, o que nós vemos quando pensamos em futuro?
Eu costumava pensar em um mundo evoluído, com alegria e muitos robôs, carros automáticos, um mundo sem preconceitos, um mundo feliz e mais seguro, mas a verdade é que tudo o que eu projeto pode estar muito longe do que pode ocorrer. Com o filme Gattaca eu vi exatamente o contrário de tudo que eu imaginei, vi uma sociedade extremamente preconceituosa e mesquinha, onde as pessoas só se importavam consigo mesmo e jogavam todas as suas esperanças nos seus filhos, porém ao invés de apenas pressiona-los, seus genes eram alterados antes mesmo de nascerem para que fossem os melhores, sem propensão a doenças, nem a bebidas, nem a violência, etc. E o que me assusta de verdade é saber que Gattaca está mais próximo da nossa futura realidade do que o De volta pro futuro... Talvez nada seja tão mágico, talvez tudo evolua para uma sociedade controlada, uma sociedade montada e talvez ao invés de máquinas, tenhamos humanos que são quase robôs, programados, desde antes do nascimento, para não falhar.
Eu queria conseguir acreditar que no nosso futuro nós vamos trocar as armas por rosas, mas eu sei que isso não vai acontecer. Talvez nosso futuro nem seja como Gattaca, talvez seja um caos como Guerra mundial Z, talvez o mundo vire um caos, cheio de morte, roubos, estupros... Talvez nós voltaremos para a idade média em certas partes. Ou talvez a humanidade até evolua, talvez os preconceitos sejam quase nulos, mas talvez nossos recursos se esgotem, talvez a água acabe, talvez o rio vire lama... Quem sabe o que de fato vai ocorrer?
Depois de ter pensado em tudo, de ter organizado as minhas ideias e listado as possibilidades, talvez eu agradeça por viver nessa época, eu não quero estar aqui quando o futuro finalmente chegar. Eu não quero viver em um mundo onde há robôs que agem como humanos, também não quero viver em um lugar com humanos que agem como robôs, não quero um mundo impessoal, também não quero um mundo sofrido. E de tanto pensar eu sei que devo, agora, valorizar tudo o que tenho, porque o resto não importa. Mas e você, como você vê o futuro?

You May Also Like

4 comentários

  1. Eu sou otimista com relação ao futuro! Muita coisa já mudou desde os primórdios da humanidade... Espero que as coisas fiquem bem melhores daqui há alguns anos!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Antes eu via o futuro como um filme de conto de fadas, onde tudo iria ser bom e melhor, porém me decepcionei tanto que agora nem vejo mais o futuro, apenas vou vivendo e vendo no que vai dar :P hahaha!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados para que eu possa responder a todos, lembrando que:
- Só comente se você ler o post, não saia comentando algo baseado pelo titulo/fotos do post.
- Você pode deixar o link do seu blog logo após o comentário que eu vou adorar conhece-lo!
- Spam não é bem vindo, seu comentário não será aprovado e não entrarei no seu blog.

Obrigado pela visita e volte sempre!