Como escolher o curso certo na faculdade?

by - 18:00

Existem muitas pessoas em dúvida de qual curso escolher para cursar a faculdade e isso é extremamente normal, até alguns anos atrás eu oscilava em três opções: psicologia, direito e filosofia, acabei me decidindo por cursar direito e não me arrependo (pelo menos não por enquanto), sinto que é isso mesmo que eu quero para meu futuro, nem a matéria mais difícil faz eu pensar em desistir. Mas como escolher a profissão que você quer seguir pro resto de sua vida? Essa é uma dúvida que assombra a vida de muitos adolescentes e hoje eu resolvi trazer 5 dicas para fazer esse momento um pouco mais fácil.
COMO ESCOLHER O CURSO

Pense em todas as áreas que você gostaria de trabalhar

Isso mesmo, nessa etapa você tem um poder criativo enorme, deixe sua imaginação fluir e seu coração falar mais alto, ponha no papel tudo aquilo com que você gostaria de trabalhar ou que você gostaria de aprender.

Pense no que você não gosta

Essa é uma etapa para filtrar o que você listou na etapa anterior. Por exemplo: eu adoraria trabalhar com arquitetura, mas odeio qualquer coisa relacionada a calculo, a ponto de ficar irritadíssima quando tenho que resolver algum problema matemático, nesse caso acabei eliminando arquitetura da minha lista de cursos. Assim como eliminei médica legista porque tenho pavor de qualquer coisa ligada a medicina e cuidados com pessoas vivas, e a etapa de aprender a lidar com ser humanos vivos seria necessária.

Imagine sua vida em 10 anos

Pense em você daqui a 10 anos, pense onde você gostaria de morar, como seria a sua casa, qual seria seu estilo de vida, se gostaria de filhos ou não, pense na vida perfeita e veja qual (ou quais) curso da etapa anterior lhe proporcionaria essa vida. É importante pensar não só na questão financeira, mas principalmente na qualidade de vida. Se você quer trabalhar em casa, se quer ter seu próprio negócio, se quer morar fora do país... Tudo isso conta.

Teste vocacional

O teste vocacional é um excelente filtro, caso você ainda esteja em dúvida do que quer para a sua vida e o site Que Curso? oferece um teste completo e super confiável para você que ainda está em dúvida.

Não tenha pressa

E por último, mas não menos importante, não tenha pressa. A sociedade nos cobra que aos 17 anos nós já tenhamos a resposta correta pra tudo, mas 17 anos é muito cedo pra saber o que a gente quer para o resto de nossas vidas e cada pessoa tem seu próprio tempo, não se culpe se você descobrir que o curso que você está fazendo não é o que você quer, não se culpe por não saber responder a pergunta mais feita para todos os adolescentes. Faça tudo no seu tempo e está tudo bem.

Vale lembrar que nem todas as profissões exigem uma faculdade e que ninguém é obrigado a cursar uma para ter sucesso profissional, por isso, tenha em mente sempre o que vai te fazer feliz. Não ceda a pressão externa, nem mesmo dos seus pais, essa é a sua vida e você só tem uma chance pra fazer ela valer a pena!

You May Also Like

7 comentários

  1. Dicas excelentes, vou mostrar ao meu irmão que está nesse dilema rsrs

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
  2. Muito legal esse post! Quando eu tinha 17 anos estava super perdida e sem saber o que escolher. É muita informação e muita gente querendo se meter. HAHA No fim fiz um período de moda, acabei trocando por administração e hoje em dia quero voltar pra área da moda. HAHA Mas adorei o curso de adm, não me arrependo de ter feito. Um beijo!

    Fe
    www.feejao.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o bom da administração é que ele sempre vai ser bom e útil em quase todas as áreas e até na vida pessoal e tals, quando eu fiz o curso técnico de RH eu gostei bastante das matérias (que são todas derivadas da adm)...
      nossa com 17 eu não sabia nem o que eu queria comer kkkkkk eu demorei pra ter a certeza do curso que eu queria fazer

      Excluir
  3. Posso deixar mais uma dica? Se você errar no curso, também não tem problema. Conhecimento sempre é válido e sempre há tempo pra recomeçar!

    Um beijo,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. simmm, exatamente!
      errar o curso é super comum, ainda mais quando se entra mt cedo pra faculdade, acontece e vale a pena sim ir atrás dos sonhos, mesmo que isso signifique começar do "zero"

      Excluir
  4. Não é fácil escolher o curso que queremos seguir, principalmente com aquela pressão que todo mundo faz quando a gente acaba de sair do colegial, né? Amei demais as suas dicas!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. simmm, eu acho que essa pressão não deveria existir, a faculdade ta ali e dá pra começar em qualquer etapa da vida, o bom é deixar a pessoa se conhecer primeiro

      Excluir

Os comentários são moderados para que eu possa responder a todos, lembrando que:
- Só comente se você ler o post, não saia comentando algo baseado pelo titulo/fotos do post.
- Você pode deixar o link do seu blog logo após o comentário que eu vou adorar conhece-lo!
- Spam não é bem vindo, seu comentário não será aprovado e não entrarei no seu blog.

Obrigado pela visita e volte sempre!