Cuide da sua saúde mental

by - 19:11

Em todos os cantos se escuta falar para cuidarmos da nossa saúde, para ficarmos em casa, cuidar da saúde dos nossos idosos, para lavar as mãos e tudo que se refere a saúde física, o que é ótimo, mas você já parou pra se perguntar sobre a sua saúde mental? Como fica a ansiedade e a depressão nessa época? Como ficam outras pessoas com outros transtornos agora? Ficar em casa pode ser terrível para a saúde mental de muitas pessoas, mas é a recomendação da OMS, o que fazer nesse caso?
Antes de mais nada quero dizer que não sou especialista na área, o fato é que eu faço parte desse grupo e ficar em casa para mim tem sido muito desgastante emocionalmente falando, por isso trouxe aqui algumas dicas que me ajudam e podem ajudar vocês também.

Tente manter a rotina

Se você está em home office ou tendo as aulas EAD é um grande alívio, pois ter algo para fazer nesses dias e em horários e dias definidos é ótimo, mas se você realmente está sem nenhuma obrigação para fazer em casa tente achar uma nova atividade para ocupar aquela que você fazia normalmente. Comece um curso online, tente um novo trabalho, tire do papel algum projeto que você tenha... Ter na rotina uma "obrigação" pode ser muito benéfico para sua saúde mental.

Desligue a TV

Se manter informado é ótimo, mas se você sofre de ansiedade, ficar com o noticiário ligado pode ser horrível pois não se fala em nada além de tragédia. Escolha um programa para assistir, ou uma hora do dia ou um dia na semana em que você irá se informar em algum site confiável, mas faça isso somente o necessário para ter uma atualização do que está acontecendo.

Pratique atividade física

Existem várias atividades físicas que se pode fazer em casa e existem vários canais e aplicativos que te ajudam a montar um treino. Mas lembre-se de conhecer seus limites e fazer tudo certo para não ter nenhum problema depois, pra mim o melhor aplicativo é o BTFit, pois ele monta o treino personalizado conforme você preenche as suas informações. Caso você não queira montar um treino você pode aprender uma coreografia, fazer yoga, uma série de alongamentos... Qualquer exercício que mova seu corpo irá te fazer bem.

Mantenha contato com seus amigos e familiares

Não é porque estamos em isolamento social que não podemos falar com as pessoas que a gente ama. Liga pros seus amigos e familiares, faz uma videochamada, marque um "rolê" online com aquele grupo de amigos que você não vê a muito tempo... Aproveite para se cercar de pessoas que te fazem bem, agora que a maioria está em casa mesmo é mais fácil achar um tempinho.

Não se cobre

E se no final de tudo você não conseguir fazer nada disso, passar o dia todo na cama vendo TV não se culpe. Você não precisa fazer nada, não precisa ser produtiva, se você não conseguiu saiba que está tudo bem. Faça o que te faz bem, independente do que todo mundo diz. 

Se você ainda assim se sente mal eu tenho um post com 5 passos para sair da bad, mas se mesmo assim nada tiver bem, procure a ajuda de um profissional, os psicólogos estão autorizados a oferecer consulta online e você pode ir buscar esse apoio. Logo tudo vai passar, fique bem!

You May Also Like

4 comentários

  1. Amei as dicas. Nossa saúde mental precisa ser priorizada e criar meios de se manter calmo em meio a confusão
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exatamente, sempre devemos priorizar nossa saúde mental e fisica

      Excluir

Os comentários são moderados para que eu possa responder a todos, lembrando que:
- Só comente se você ler o post, não saia comentando algo baseado pelo titulo/fotos do post.
- Você pode deixar o link do seu blog logo após o comentário que eu vou adorar conhece-lo!
- Spam não é bem vindo, seu comentário não será aprovado e não entrarei no seu blog.

Obrigado pela visita e volte sempre!